top of page

“El Juli” em ombros no sábado em Zafra

 

Corrida de grande expectativa entre os aficionados estremenhos e também nalguns portugueses frequentadores habituais da feira de Zafra, a que se realizou sábado e que tinha como grande aliciante não só os nomes de Antonio Ferrera, “Morante de la Puebla” e Julián Lopez “El Juli”como o facto de lidarem seis toiros de seis ganadarias diferentes.

Corrida de expectativa, corrida de desilusão, diz o provérbio espanhol em tradução livre. E desta vez, assim foi, com praça quase cheia.

 

Os toiros pertenciam às ganadarias de Vegahermosa (manso), Juan Pedro Domecq (sonso), Daniel Ruiz Yagüe (o melhor toiro da tarde, premiado com volta à arena no arraste), Victoriano del Rio (com pouco recorrido), Zalduendo (nobre) e Garcigrande.

 

A Antonio Ferrera coube um lote pouco propício ao luzimento. Com o seu primeiro teve de lhe meter constantemente a muleta na cara para não o deixar ir para tábuas, numa luta inglória em que apenas se viram passes isolados. Algo mais colaborante foi o segundo toiro ao qual poderia ter cortado uma orelha se tivesse sido eficaz com a espada. Foi ovacionado após a morte de ambos.

 

José Antonio “Morante de la Puebla” pouco pode fazer com o primeiro do seu lote, de Juan Pedro Domecq, ao qual faltava força pelo que o seu trabalho não teve mais reconhecimento que uma ovação no final. Tão pouco teve oportunidade de “abrir” o livro da sua tauromaquia pessoal com o quinto da ordem, de Zalduendo, mas, mesmo assim, desenhou bons passes de muleta, tendo o público reconhecido o seu esforço no final, concedendo-lhe uma orelha, após estocada levemente traseira.

 

A “El Juli” saiu em primeiro lugar um toiro de Daniel Ruiz. Um daqueles com o qual os toureiros sonham. Proporcionou um belo tércio de capote, fez brilhar a quadrilha, nas bandarilhas e com a muleta foi um não acabar de passes, tal a repetição com que se empregava na muleta. O diestro foi atrás da espada e, de uma estocada, deu morte ao nobre animal que foi premiado justamente com volta à arena no arraste. Com o sexto da tarde, “El Juli” desenvolveu uma faena plena de técnica e domínio e só não cortou as orelhas pelo deficiente uso do estoque, tudo se ficando por uma forte ovação.

 

José Dias

Crónica da Corrida

Galeria da Corrida de toros da Feria Taurina de San Miguel 

bottom of page