top of page
Salinero  - Toiro que se insere nos tipos de pêlos mistos e se caracteriza por ter uma mistura de pêlo colorau com pêlo branco.
 
Salpicado -  Toiro que se insere nos tipos de pêlos mistos e se caracteriza por ser Cardeno com manchas brancas irregulares, tanto grandes como pequenas.
 
Sardo -  Toiro que se insere nos tipos de pêlos mistos e se caracteriza por ter uma mistura de pêlos brancos, negros e vermelhos e/ou ter pequenas manchas irregulares destas mesmas cores.
 
Sartenazo -  Estucada defeituosa, colocada muito baixa, geralmente no costado.
 
Sentido -  Instinto do toiro, que o leva a distinguir o atavio de tourear do toureiro.
 
Serpentina - Lance que começa com larga afarolada, continuada por movimento rotatório do capote em torno do corpo do toureiro.
 
Sesgo -  Sorte em que o cavaleiro, o bandarilheiro ou o forcado, e o toiro, estão ao correr das tábuas, enviesados em relação a estas.
 
Sobrero -Toiro de reserva, para substituição de algum que se tenha inutilizado.
 
Sorte -  O que o toureiro faz no sentido genérico peranto o toiro, o que assume nomenclatura diversa, consoante o tércio da lide em que se insere. Pode entender-se também, em termos equestres, como o desenrolar da acção que levará o cavaleiro a cravar o ferro comprido e/ou bandarilhas. A "sorte" só terá valor se o cavaleiro "mandar". Para tal, o cavaleiro terá que trazer o toiro toureado, citar, aguentar, carregar a sorte, conseguir e reunir.
 
Sortes a cavalo -  Podem ser actualmente várias as sortes executadas a cavalo, que têm o agrado dos públicos – à tira, de frente, à meia volta, a sesgo, à garupa (em desuso), cambiada, ao pitón contrário, de violino e a duas mãos. Em qualquer caso é bom e valoriza o que o cavaleiro faz, se citar. Der prioridade à investida do toiro, fizer a viagem com a maior lentidão possível, reunir ao estribo, cravar de alto a baixo no alto do morrilho e rematar a sorte rodando para o pitón de dentro.
 
Sorte de varas - Acto de picar o toiro, essencial ao bom toureio a pé, com vista a descongestionar o toiro e a ajustar a medida da sua investida.
 
Sorteio -  Acto de lotear um curro de toiros e distribuir (por sorteio) os lotes pelos toureiros de turno.
 
Sujeitar -  Acção de entreter o toiro, com o capote ou com a voz, para evitar que invista a outro local da praça.
 
 
bottom of page