top of page
Paleto - Toiro com os cornos exageradamente separados, quase rectos para os lados.
 
Papagaio - Empregado da praça que se encarrega de abrir as portas da trincheira por onde entram e saem os cavaleiros.
 
Parón - Verónica dada com os pés juntos.Passe Sorte executada com a muleta.
 
Passeio - Acto de apresentação dos toureiros, em praça, atravessando a arena, em que os toureiros precedidos pelo aguazil, desfilam até à trincheira do lado oposto à porta de quadrilhas.
 
Passe de peito - Passe de remate com a muleta por alto a varrer os lombos, que assim se designa pela proximidade da passagem dos cornos do toiro por tal zona anatómica do toureio.
 
Pastueño - Toiro que é vagaroso, lento.
 
Pátio das Quadrilhas - Local da praça de toiros onde todos os intervenientes aguardam o início do espectáculo.
 
Pau de armar - Troço de madeira com 50cm, que serve para armar a muleta, e que tem numa ponta um espigão e na outra um parafuso dito de “camarão”.
 
Peão de Brega -  Bandarilheiro que coadjuva as lides a cavalo, bregando os toiros sempre que necessário.
 
Pega - Acto de dominar um toiro à unha, genuinamente nacional, que se realiza no fim da lide equestre, unicamente à força de braços. Podem-se pegar os toiros de caras, de cernelha (ou à volta), ao sopé, ou de costas, tendo de todo caído em desuso as pegas de cadeira (que José Luís Coragem, tal como as de costas, muito executou).
 
Pegajoso - Toiro que procura o vulto.
 
Pegulhal -  O mesmo que rebanho.
 
Pelagem (ou pinta ou capa) - Cor do pêlo dos toiros, que pode ser simples ou composta.
 
Pêndulo - Adorno em que o matador, posicionado a três quartos frente ao toiro, balança a muleta por detrás das costas, ora de um lado ora do outro, tal qual o movimento do pêndulo de um relógio de caixa. Manuel dos Santos celebrizou no seu tempo este adorno.
 
Peso - Quilos acusados na balança pelo gao de lide, que obedece a mínimos regulamentares, em função das praças e do tipo de espectáculo.
 
Picador - Toureiro a cavalo que tem por função picar os toiros com uma “puya” no 1ª terço da corrida, praticando a denominada sorte de varas.
 
Pitón - Zona terminal pontiaguda do corno do toiro.
 
Poder a poder-  É uma sorte de caras, em que o cavaleiro e o toiro, estando ambos encostados às tábuas, diametralmente opostos, saem ao encontro um do outro, para reunir no centro da arena.
 
Praça (de toiros) - Tauródromo em que se realizam as corridas de toiros.
bottom of page