top of page
NOTA DE IMPRENSA PROTOIRO

 

Foi hoje debatida na Assembleia da República uma Proposta de Lei do Governo que visa regulamentar o acesso à profissão de artista tauromáquico. Trata-se de uma proposta de caracter mais técnico que político que não implicará alterações de peso para o sector. 

Durante o debate o Deputado do PSD, João Figueiredo, realçou o facto de a tauromaquia ser parte do património cultural português e de esta Proposta de Lei visar salvaguardar a dignidade do espectáculo tauromáquico. 

Miguel Tiago, do PCP, referiu por seu turno a estranheza ao ser confrontado com uma Proposta de Lei que visa regulamentar um diploma que ainda não se reconhece (o novo regulamento tauromáquico) – observação pertinente e que ficou sem resposta por parte do Secretário de Estado, que se limitou a dizer que o daria a conhecer em momento posterior. 

Na bancada do PS a Deputada Idália Serrão frisou a importância da tauromaquia no panorama artístico português e fez referência a situações que devem ser alvo de revisão, como a idade mínima de 16 anos para se participar em espectáculos tauromáquicos. Não faz sentido que essa limitação se imponha a todos os artistas e a todos os auxiliares. 

Por fim, Michael Seufert, do CDS, relembrou a enorme importância social, económica e cultural da tauromaquia em Portugal que move centenas de milhares de pessoas em todo o país como o demonstram o número de espectáculos e de telespectadores. Michael Seufert referiu ainda que em sede de Comissão e na especialidade se ganhará e aprenderá em ouvir os representantes do sector tauromáquico. O Bloco de Esquerda e “Os Verdes” não intervieram no debate. 

Em conclusão, mais uma vez a Tauromaquia viu reconhecida, na Assembleia da República, a sua importância social, económica e cultural, sendo que os Deputados intervenientes demonstraram, também uma vez mais, conhecerem a realidade e preocuparem-se em melhorar as condições do sector que pode gabar-se de ser dos poucos transversais e consensuais em quase todas as bancadas partidárias. 

A PRÓTOIRO irá agora trabalhar para que sejam introduzidas as necessárias melhorias e para que se faça na Assembleia da República o debate que, infelizmente, a Secretaria de Estado da Cultura sempre recusou fazer.

 

PROTOIRO

A Tertúlia O Piriquita fará esta noite na Quinta de Santa Maria a entrega dos prémios aos Triunfadores da Temporada 2013 na Praça de Toiros de Arruda dos Vinhos.

 

O cavaleiros João Salgueiro da Costa foi proclamado máximo triunfador na categoria de melhor lide a cavalo fruto da magnifica atuação obtida a 17 de Agosto diante de um toiro da ganadaria espanhola de Victorino Martin, e estará presente para receber a distinção que muito o honra.

 

Sob o pretexto de acabar com as touradas José Maria Costa cria um regulamento municipal que não se pode aplicar às touradas e que cria inúmeras dificuldades a todas as actividades com animais em Viana, desde a venda à diversão, passando pela exposição. 

Foi ontem aprovado na Assembleia Municipal de Viana do Castelo um Regulamento Municipal que visa sujeitar a autorização prévia da Câmara quase todas as actividades relacionadas com animais que tenham lugar neste município.

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, apressou-se a vir afirmar que este Regulamento vai impedir as touradas naquele concelho. Nada mais errado. O regulamento municipal não pode impedir touradas porque esqueceu, propositadamente, que na lei bem-estar animal onde se baseia este regulamento, diz que quem tem poder para autorizar as touradas é a IGAC e não os municípios.

 Assim sendo, nada neste regulamento afecta as touradas. Assim, não se aplicando às touradas, o que este Regulamento fará é dificultar grandemente a vida de quem quiser vender galinhas e borregos nas feiras, de quem quiser participar numa actividade equestre, ou de quem quiser expor os seus animais num evento. Este Regulamento é, isso sim, um ataque frontal e aberrante a todas estas actividades económicas que sustentam milhares de pessoas no Minho. Mas isso José Maria Costa não diz, porque o que está a fazer com este regulamento é atacar a economia da nossa região.

José Maria Costa já habitou os Vianenses e os Portugueses à mentira e à demagogia. Há 3 anos que diz que não haverá touradas em Viana, mas acabou sempre derrotado pela lei e pelos tribunais. As touradas continuam a realizar-se, porque a lei o permite, e estão para ficar em Viana, como acontece há séculos. E este ano não será diferente, estando já marcada a tourada para o dia 24 de Agosto.

Com todos estes estratagemas, José Maria Costa envergonha a cidade de Viana do Castelo e os vianenses, sendo público e notório que não é um homem sério, nem é um homem para ser levado a sério. Se o fosse concentraria os seus esforços na resolução dos verdadeiros problemas de Viana do Castelo, como o são os estaleiros navais ou o parque da cidade, ao em vez de gastar tempo e dinheiros dos contribuintes a atacar a cultura e a Liberdade dos Vianenses e dos Portugueses.

 

José Carlos Durães

Porta-voz Movimento cívico “Vianenses pela Liberdade”

 

PROTOIRO

Na próxima terça feira, o cavaleiro João Ribeiro Telles, triunfador da temporada de 2013, fará a apresentação da sua nova imagem e estratégia de comunicação para a temporada de 2014. Na mesma ocasião será também feita uma abordagem ao seus planos para a temporada de 2014.

 

O evento, reservado a convidados, terá lugar em Coruche, na Quinta Grande. 

 

Nota de imprensa do cavaleiro João Ribeiro Telles

NOTAIMPJOÃORIB.TELLES
SALGUEIRO

João Salgueiro da Costa Recebe Hoje Troféu para Triunfador da Temporada 2013 de Arruda dos Vinhos

Comunicado Vianenses sobre aprovação regulamento municipal em Viana

vianenses

Corrida da Familia em Almeirim

 

NOTA DE IMPRENSA

 

CFAMILIAALMEIRIM

 O Cartaz da Corrida Hélder Antono!

Conforme é conhecimento público, no passado mês de Abril fomos alvo de uma tentativa de extorsão com o desaparecimento da estátua edificada em memória de Hélder Antono. 

 

Como também é sabido, a escultura apresentava danos quando foi recuperada. O processo de reparação já está a decorrer e em breve será recolocada no local de onde nunca devia ter saído. 

Este lamentável episódio chamou a nossa atenção para a necessidade de garantir uma maior segurança da estátua, prevenindo tanto quanto possível futuras investidas do gênero. Para isso é necessário realizar obras, facto que aproveitaremos para tentar enobrecer o espaço envolvente e, assim, torná-lo mais adequado à grandeza do homem e forcado Hélder Antono.

Para conseguirmos concretizar esta obra, que atinge uma quantia avultada, e conjuntamente marcar o acontecimento com a grandiosidade que merece, vamos realizar uma Corrida de Toiros a 21 de Junho, pelas 22h00, na Praça de Toiros de Alcochete.

Nesta corrida em que todos os interveniente participarão de forma desinteressada, o cartel será composto por Rui Fernandes, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Felipe Gonçalves, Tomás Pinto, Mateus Prieto e João Salgueiro da Costa.

Os toiros gentilmente cedidos pelos Exmos. Srs. ganadeiros  das seguintes ganadarias: Branco Núncio, Lupi, Rio Frio, Fernandes Castro, Lampreia,  Lopes Branco, Lampreia, Paulo Caetano.

Para pegar em solitário, estará em praça o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete composto por antigos e actuais elementos.

Contamos consigo!

 

 

Obrigado.

HelderAntoño

PASSATEMPO: GOSTAVA DE CONHECER DIEGO VENTURA?

O Campo Pequeno continua a trabalhar para realizar o sonho dos aficionados mais fervorosos. Assim, uma vez mais, um aficionado vai ter a oportunidade única de conhecer pessoalmente Diego Ventura. Para isso basta ir ao Facebook do Campo Pequeno e fazer um post dizendo o que faria para conhecer o rejoneador. O autor do post com mais "gostos", até às 21h do dia 4 de Junho, vai ter o privilégio de conhecer pessoalmente Diego Ventura, num encontro depois da corrida de Quinta-feira.

Ponham mãos à obra! Basta puxar pela criatividade e postar no nosso Facebook em www.facebook.com/CampoPequeno.

Podem ainda ficar a saber todos os detalhes da corrida de 5 de Junho no novo site taurino do Campo Pequeno em http://www.campopequenotauromaquia.com 

Boa sorte! 

diego

Vitor Ribeiro ajuda celebrar dia da criança no Hospital Garcia da Orta

O Toureiro Vitor Ribeiro associa-se uma vez mais à causa da Humanização Hospitalar.

Como Embaixador do Grupo de Humanização da Pediatria do Hospital Garcia de Orta em Almada, tem colaborado em várias iniciativas que permitem aos meninos internados experiências diferentes.

Neste Dia da Criança o que parecia improvável, aconteceu.

Os jardins do Hospital receberam a visita de um cavalo da sua Quadra. O animal fez as delícias das crianças internadas e proporcionou uma tarde diferente às famílias que se vêem forçadas a passar este dia no Hospital.

O Grupo de Humanização tem a preocupação constante de amenizar o impacto da hospitalização, principalmente em épocas especiais, como é o caso do Dia da Criança.

O seu Embaixador Vitor Ribeiro tem sempre a amabilidade de encontrar uma forma original de participar. 

VitorRibeiro

Os Imponentes Charrua para o Campo Pequeno a serem lidados por Rui Fernandes, Diego Ventura e Jacobo Botero!

charrua cp

Comunicado João Ribeiro Telles

Realizou-se ontem, dia 3 de Junho, na Quinta Grande, em Coruche, a apresentação da nova imagem e estratégia de comunicação do cavaleiro tauromáquico João Ribeiro Telles, que contou com a presença de diversos convidados, num agradável beberete ao final da tarde.

Depois de vários meses de trabalho que envolveram várias de sessões fotográficas e de vídeo na Herdade da Torrinha, na Quinta Grande e na praça de toiros de Alcochete, foi finalmente apresentada ao público a imagem renovada do cavaleiro, que tem como assinatura “Um Encontro com a Emoção”.

Além de uma nova imagem foi também apresentada a estratégia inovadora de comunicação do toureio que o cavaleiro vai realizar nesta temporada. Essa estratégia está assente num forte envolvimento e proximidade com os aficionados e implicou a criação de um novo website, vai contar com uma gestão dinâmica das redes sociais, vai apostar fortemente no vídeo marketing, sendo disponibilizado um resumo vídeo de todas as corridas. As corridas de toiros em que o cavaleiro participe serão também alvo de uma atenção especial, sendo distribuído aos aficionados um desdobrável com informação detalhada sobre o cavaleiro para essa corrida. O camião para transporte dos cavalos foi alvo de uma renovação surpreendente e vai dar muito que falar.

A direção criativa e coordenação do projeto foi da responsabilidade do consultor de marketing Helder Milheiro e contou com a colaboração de Manuel Portugal na fotografia, vídeo e edição, de Sofia Novais de Paula no styling e António Fontão no design.

Esta inovação no nundo da tauromaquia que o cavaleiro João Ribeiro Telles vai realizar conta com a associação de patrocínio de diversas marcas de prestígio. Tratam-se da Fertiprado, o Agri Consulting Group, a Horta Osório Wines, a Ecoport, o Município de Coruche, a Coisas do Campo e o vinho Vinha Magna.

Na parte final da apresentação, o cavaleiro João Ribeiro Telles abordou os seus planos para a temporada de 2014, uma temporada de muita responsabilidade e compromisso, depois de ter sido o triunfador da temporada de 2013. O cavaleiro divulgou que esta será uma temporada de entrega total e de grandes desafios, como por exemplo o mano a mano anunciado para dia 20 de Junho nas Caldas da Rainha, revelando que em 2014 tudo fará para que seja novamente uma temporada de triunfo.

A tarde fechou com a divulgação de um belíssimo vídeo do cavaleiro, com o título “Os Toureiros são como Poetas”, inspirado nesta frase do escritor português António Lobo Antunes.

 

telles

Vídeo Promocional da Corrida de Portalegre

video portalegre

 Video de lançamento da nova imagem do cavaleiro

João Ribeiro Telles

tellesvideo

Campo Pequeno introduz novidades a partir da corrida de Hoje

No seguimento do lançamento da nova imagem do cavaleiro João Ribeiro Telles já se encontra disponível nas contas de Youtube e Vimeo do cavaleiro [Youtube em http://youtu.be/X5lDz-QbOTU ou no Vimeo em http://vimeo.com/joaoribeirotelles/video] o video intitulado "Os Toureiros são como Poetas". 

 

O vídeo foi inspirado nesta frase do grande escritor português António Lobo Antunes, e retrata a solidão do toureiro no seu dia-a-dia até ao momento fundamental em que arrisca a sua vida na arena para fazer nascer a arte. 

O vídeo foi rodado na Herdade da Torrinha e na praça de toiros de Alcochete nos meses de Abril e Maio. A direcção criativa foi de Hélder Milheiro, com imagem e realização de Manuel Portugal e styling de Sofia Novais de Paula. 

 

Já a partir de hoje, e em todas as corridas desta temporada, será introduzida uma novidade no Campo Pequeno.

Nas entradas da praça passará a ser distribuído o "Programa da Corrida", um programa impresso, onde os espectadores do Campo Pequeno poderão encontrar informação detalhada sobre todos os intervenientes.

Poderão ser consultados, entre outros dados, as datas de alternativas dos Cavaleiros, os padrinhos das mesmas, os anos de fundação dos Grupos de Forcados, o encaste e o esboço histórico da Ganadaria, fotos dos toiros da corrida, além de passatempos e informação sobre a banda de música que acompanha o espectáculo.

 

Esta novidade surge com o objectivo de o Campo Pequeno ir ao encontro das necessidades dos seus clientes e de lhes proporcionar um serviço mais cuidado no dia do espectáculo e uma experiência taurina mais rica. 

 

Pode ser já consultada uma versão sintética deste programa no novo site taurino do Campo Pequeno em http://www.campopequenotauromaquia.com/agenda.php?id=6. 

 

CPNEWS

Corrida de Portalegre é já 2ª feira! 

Informamos que a Corrida de Portalegre foi adiada para dia 09 de Junho, pelas 22horas,  por falta de condições meteorológicas. 

No entanto, informamos todos os aficionados que os bilhetes da Corrida de 06 de Junho são válidos para esta Corrida

Informamos também que o cavaleiro João Moura será substituído, por motivos de saúde,  pela cavaleira Sónia Matias.

 

Contamos com a sua presença!

Portalegre

Oportunidade aos Jovens pelas Festas de Salvaterra de Magos

Pelo terceiro ano consecutivo as empresas Emoção e Tauroleve promovem na Praça de Toiros de Salvaterra de Magos um espetáculo de oportunidade aos jovens valores na madrugada de 14 para 15 de Junho pelas 02:00 horas por ocasião das Festas do Foral, dos Touros e do Fandango.

 

Em praça estarão perante novilhos da ganadaria do ganadero local Sr. João Ramalho, os jovens cavaleiros Andreia Oliveira, Mafalda Robalo, Francisco Correia Lopes, António Mendonça, Francisco Parreira e Paulo Viegas “Manteigas”, estando as pegas a cargo dos mais jovens elementos dos amadores de Vila Franca e Salvaterra de Magos.

 

A entrada para o espetáculo tem preço único de 5 euros.

SALVATERRA

Corrida de Máxima Competição na Tradicional Corrida da Pimel

A abertura da temporada na Praça de Toiros João Branco Núncio em Alcácer do Sal ficará marcada com um cartel de máxima competição e no qual estarão em praça 3 dinastias toureiras, por ocasião da XXIV Feira Pimel.

 

No próximo dia 22 pelas 17:45, estarão em praça os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa que enfrentam um imponente curro de toiros da prestigiada ganadaria de Herds varela Crujo. As pegas estarão a cargo dos amadores de Montemor e Vila Franca, numa tarde de verdadeira competição!

 

ALCACER

Cartel de Competição na Tradicional Corrida do Colete Encarnado

Por ocasião das Tradicionais Festas do Colete Encarnado a cidade de Vila Franca de Xira veste-se de gala para receber os inúmeros visitantes que a ela irão chegar entre os dias 4 e 6 de Julho.

 

Sendo uma das mais importantes festas do Ribatejo, e tendo como tradição o elemento toiro bem focado nas suas raízes, a empresa Tauroleve anuncia para esse fim-de-semana dois espetáculos taurinos na Centenária Praça de Toiros Palha Blanco.

No ano em que se recorda o Maestro José Falcão no 40º aniversário do seu desaparecimento – colhido mortalmente na Monumental de Barcelona no dia 11 de Agosto de 1974 – anuncia-se para a tradicional corrida de toiros mista, a realizar no dia 6 de Julho pelas 18:00, um cartel de enorme simbolismo e também de verdadeira competição! Nas lides a cavalo estarão os nomes de António Ribeiro Telles – o regresso à Palha Blanco após a história encerrona celebrada em Outubro do ano passado – e João Ribeiro Telles Jr – um dos máximos triunfadores da temporada transata-, e as lides apeadas estarão a cargo de dois matadores de toiros portugueses com raízes vilafranquenses – António João Ferreira, toureiro feito na Escola de Toureio José Falcão e o triunfador da corrida de matadores da Feira de Outubro de 2013, e Nuno Casquinha, triunfador absoluto das duas últimas temporadas no Perú e que faz nesta tarde o regresso às arenas portuguesas em corridas formais. As pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca de Xira, capitaneados por Ricardo Castelo.

Para que a corrida seja de exigência máxima, a empresa apostou uma vez mais no toiro com idade e trapío de uma das mais conceituadas ganadarias portuguesas – David Ribeiro Telles. Uma corrida de inigualável apresentação com toiros de várias pelagens – negro, castanho, flavo e burraco – e que darão certamente uma grande tarde de toiros!

Mas o Colete Encarnado é também para os mais jovens, que como manda a tradição atuarão na mais emblemática garraiada no nosso panorama taurino. Na madrugada de 5 para 6, o ambiente único deste magno evento acolherá os jovens cavaleiros Andreia Oliveira, Mafalda Robalo, José Moreira e Francisco Parreira, bem como os mais jovens forcados dos amadores de Vila Franca de Xira, que irão lidar 4 exemplares da divisa ribatejana de Prudêncio.

Dois Espetáculos! Dois Grandes Acontecimentos! Venha aos Toiros à Palha Blanco e disfrute da grande Festa que é o Colete Encarnado.

 

fonte: www.tauroleve.com

vilafrancacolete

Lugar aos novos dia 19 no Campo Pequeno

“Lugar aos novos”, “Assegurar o futuro da festa” ou “Confirmar novos valores da tauromaquia”, são três dos muitos apelos que se podem fazer aos aficionados e ao publico em geral para estar presente na novilhada de dia 19 de Junho, às 22 horas, no Campo Pequeno.

Com efeito, a empresa do Campo Pequeno apresenta nesta novilhada quatro novos valores da tauromaquia, que começam a ser referenciados pelos aficionados.

A cavalo actuam Manuel Vacas de Carvalho e Luis Rouxinol Júnior. Vacas de Carvalho é um apelido de enormes tradições na festa brava em Portugal, concretamente a nível de forcados. Surge agora ligado à “Arte de Marialva” e com o suporte técnico e artístico de Mestre Luis Miguel da Veiga. Por seu turno, Luis Rouxinol Júnior, que vem prestar provas para cavaleiro praticante, tem em seu pai, o consagrado Luis Rouxinol, a fonte de inspiração que o leva a seguir a sua escolha profissional e prolongar no tempo o eco dos seus triunfos. Dois cavaleiros que representam dois apelidos com fortes tradições no mundo da tauromaquia.

Apresenta-se nesta data, em Portugal, o novilheiro espanhol José Garrido, a grande revelação da temporada espanhola que no passado domingo somou outro grande e significativo triunfo à sua carreira, ao sair em ombros pela “Porta do Príncipe” da Maestranza de Sevilha, depois de ter cortado três orelhas”. Alternará com Digo Peseiro, o aluno mais destacado da Academia de Toureio do Campo Pequeno, que nesta praça já deu provas do seu valor, arte e entrega e que, na presente temporada, regista várias actuações em Portugal, Espanha e França a que, brevemente, outras se somarão.

Lida-se um curro de novilhos imponente da ganadaria Grave, uma das mais prestigiadas da actualidade, tanto em Portugal, como em Espanha e França.

Pega o grupo de forcados amadores de Arruda dos Vinhos, capitaneados por Sérgio Miguel, grupo jovem, mas já com provas dadas e triunfos na arena do Campo Pequeno.

Por todos estes motivos, a novilhada do Abono de Lisboa reúne todos os ingredientes para proporcionar um espectáculo de alto nível para confirmação destes jovens e promissores valores que integram o seu cartaz.

CP19junho

Toiros de Vasconcelos e Sousa de Andrade já na Monumental Celestino Graça

Já se encontram na Monumental Celestino Graça os magníficos toiros da Ganadaria de Sousa D´Andrade para a Corrida de hoje dia 8 Domingo pelas 17,30 horas.

Bom tempo, sol e calor compoêm o bom ambiente que se vive em volta desta data importante.

 

Não pode Perder!!!

 

os Toiros todos da era "0"

 

21- 530 kgs

11- 540 kgs

30- 505 sobrero

28- 535

10- 560

33- 535

18- 565

toiros santarem

O seu site, também agora no Meo Kanal

Para que não perca nada do nosso site, veja agora também no Meo, as últimas reportagens fotográficas das corridas de toiros, carteis e videos publicitários. 

Para breve mais novidades. 

 

Quer saber como nos ver? É muito Simples:

O MEO Kanal é uma experiência avançada de televisão.

Carregue no botão verde para aceder ao menú, pode digitar directamente o nº 480065 e no Ok, e automáticamente estará a visualizar as imagens do seu site preferido. 
Adicione o nosso Kanal aos seus Favoritos.

 

É tão simples! 

 

meokanal

JOSÉ MARIA CORTES EM LIVRO.

 LANÇAMENTO DIA 3 DE JULHO, ARENA DO CAMPO PEQUENO.

Francisco Romeiras e Miguel Soares apresentam no próximo dia 3 de Julho na arena do Campo Pequeno, a fotobiografia de José Maria Cortes.

Profusamente ilustrado ao longo das suas 150 páginas, no formato 32x25 cm, impresso em papel couché e em edição de capa dura, o livro “JOSÉ MARIA CORTES, UM FORCADO PARA A HISTÓRIA”, dá-nos a conhecer, através de fotografia, testemunhos e texto, o Homem e o Forcado, Imortal na memória na História da Tauromaquia Portuguesa.

 

NÃO FALTE!

LIVROZEMARIA

Conferência "Padilla - O Céu Pode Esperar"

A Tertúlia Tauromáquica Terceirense convida todos os aficionados e o público em geral a participar na Conferência  intitulada “Padilla – O Céu Pode Esperar” proferida por António Moreno Boiso (veterinário da Praça de Toiros de Málaga) e António Ruiz López (Veterinário da Praça de Toiros de El Puerto de Santa Maria), que se realizará no próximo Sábado dia 14 de Junho, pelas 21h30, no Auditório da Escola Tomás de Borba em São Carlos.

 

A entrada é livre.

 

Padilla

Posição APET, sobre a entrevista do  Sr. Eng. José Luis Sommer de Andrade ao Site Naturales

A APET não quer de todo dar aso nem fomentar o que tem e deve ser rapidamente esquecido, mas perante a gravidade que consideremos terem as declarações do Sr. Eng. José Luis Sommer de Andrade, decidiu a sua direção emitir este curto mas claro manifesto marcando a sua posição e sentimento sobre este tema publicamente.

 

Não iremos sobre este episódio voltar a pronunciarmo-nos, apenas o faremos directamente com os envolvidos se for caso disso e com eles trataremos do que houver a tratar.

 

APET

APET

Comunicado da Empresa Verdadeira Festa

A empresa Verdadeira Festa Lda,

Comunica que:

- Em virtude do acidente que o Maestro João Moura sofreu no passado
dia 22 de Maio, e pese embora a sua recuperação, os médicos
aconselharam a que ainda não toureasse na Corrida organizada por esta
empresa no dia 14 de Junho em Reguengos de Monsaraz.
- Aguardámos até ontem, na esperança que o Maestro João Moura pudesse actuar.
- Decidiu a Empresa contratar o Cavaleiro Luís Rouxinol, triunfador
das últimas temporadas, para entrar em substituição do Maestro João
Moura.

O Cartel definitivo será composto por Luis Rouxinol, Rui Fernandes e
Manuel Telles Bastos, que enfrentarão um imponente curro de Murteira
Grave, estando as pegas a cargo do GFA de Santarém e GFA de Montemor.

Com os melhores cumprimentos,

Vasco Durão
Rui Gato Rodrigues

Reguengos

Comunicado da Junta de Freguesia de Abiul

A JFA vem dar a conhecer a sua Feira Taurina 2014, na qual tentou reunir os artistas que melhor poderão satisfazer a afición quer da região, quer nacional, tendo para o efeito contratado as maiores figuras nacionais e internacionais do toureio a cavalo e a pé, num esforço de elevação da sua praça de toiros e da sua importância no calendário taurino nacional, que se pretende que seja cada vez mais uma referência. 
A Feira Taurina de Abiul, será inserida nas Centenárias Festas do BODO e terá 3 fabulosas corridas de toiros nos dias 2,3 e 14 de Agosto. 
Foi preocupação primeira, escolher três sérios curros de toiros para esta Feira Taurina, depois a constituição dos carteis teve em conta as máximas figuras do toureio, o interesse artístico e a competição em praça, tendo tido como resultado desta opção de escolha, os seguintes carteis:

Sábado dia 2 de Agosto 18H00
Cavaleiros
Filipe Gonçalves
Marcos Bastinhas
David Gomes
Forcados
Amadores das Caldas da Rainha
Amadores de Coimbra
Toiros
Pinto Barreiros

Domingo dia 3 de Agosto 18H00
Cavaleiros
Luis Rouxinol
Gilberto Filipe
Matador
António Ferrera
Forcados
Amadores da Chamusca
Toiros
Falé Filipe

Quinta-feira dia 14 de Agosto 22H00
Cavaleiros
Rui Fernandes
Vitor Ribeiro
João Ribeiro Telles
Forcados
Amadores de Montemor
Amadores de Vila Franca
Toiros
António Silva

Com os carteis formalmente apresentados, a JFA dará a conhecer sempre que oportuno qualquer informação de interesse sobre esta feira, nomeadamente imagens dos três imponentes curros de toiros apartados para esta Feira Taurina.

abiul

NOTA DE IMPRENSA PROTOIRO

Ao fim de largos anos de discussão foi hoje publicado em Diário da República o novo Regulamento do Espectáculo Tauromáquico (RET), sobre o qual a PRÓTOIRO – Federação Portuguesa de Tauromaquia, tece os seguintes comentários:

  • Não se deve esquecer o atentado ao nosso sector que foi cometido pelo Primeiro-ministro e Secretário de Estado da Cultura ao decidir ouvir, durante a elaboração desta legislação, movimentos anti-taurinos. Isto seria o mesmo que uma associação de pirómanos ser ouvida na elaboração de um regulamento de bombeiros. Uma irresponsabilidade completa e inadmissível, que ofende milhões de portugueses.

  • Este novo diploma espelha uma ânsia regulatória do Estado que se traduz num exagero legislativo: é inútil e despropositado querer regular todo e qualquer pormenor do espectáculo tauromáquico porque, como o próprio diploma reconhece, a tauromaquia é cultura popular, e cabe ao povo vivê-la com um elevado grau de autonomia e liberdade. A PRÓTOIRO entende que a regulamentação de pormenores só servirá para burocratizar e sobrecarregar tanto os intervenientes do espectáculo como a própria Inspecção-Geral das Actividades Culturais. A título de exemplo, veja-se a regulamentação do quadro com a informação ao público acerca do toiro a lidar: tem de ter exactamente 100cm x 120cm, as letras entre 15cm e 20cm, os números que indicam o número e mês de nascimento da rês entre 20cm e 25cm e os números que indicam o peso da rês entre 25cm e 30cm. Não seria mais simples colocar apenas que a informação deve ser claramente visível aos espectadores da praça?

  • A entrada em vigor do novo RET no dia 12 de Agosto, em pleno meio da temporada, é completamente absurdo. O Sr. Secretário de Estado da Cultura, e bem assim o anterior, nunca tiveram pressa em concluir o novo RET, pelo que não se compreende a sua repentina publicação e entrada em vigor. Como foi defendido, deveria ter sido prevista a entrada em vigor do novo RET no início da próxima temporada, o que permitiria fazer as adaptações e esclarecimentos necessários, tanto para quem terá de aplicar e fiscalizar o novo RET, como para quem terá de o respeitar.

  • O novo RET constitui uma actualização e modernização de uma legislação com mais de 20 anos. De um ponto de vista global, trata-se de uma legislação benéfica para a Tauromaquia em Portugal, sendo uma actualização sem mudanças drásticas.

  • Regozijamo-nos com o facto de o Governo, no preâmbulo do documento, ter novamente e expressamente reconhecido que “a tauromaquia é, nas suas diversas manifestações, parte integrante do património da cultura popular portuguesa”.

  • E vemos com enorme agrado que o Governo, também no preâmbulo, tenha reconhecido que se trata de um espectáculo a que assiste “número significativo de espectadores” e que a Tauromaquia é composta por “várias expressões, práticas sociais, eventos festivos e rituais”. Este inovador reconhecimento assume particular importância na medida em que a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco expressamente consagra, na alínea d) do seu artigo 3.º, que é precisamente através das práticas sociais, eventos festivos e rituais que se manifesta o património cultural imaterial, património esse que os Estados devem defender e preservar ao abrigo dessa Convenção Internacional.

            A PRÓTOIRO agendará para próxima semana uma sessão de esclarecimento sobre as particularidades do novo RET, sessão essa que será aberta a intervenientes da Festa e Comunicação Social.

 

 

COM.PROTOIRO

JORNADA TAURINA DO G.T. SECTOR 1

VAMOS APOIAR O MANUEL DIAS GOMES A SEVILHA DIA 22? INSCRIÇÕES SÓ ATÉ DIA 15 DE JUNHO.

DIA DE CAMPO COM O CAVALEIRO RUI SALVADOR - DIA 21 DE JUNHO - INSCRIÇÕES SÓ ATÉ 17 DE JUNHO - INSCRIÇÕES PELO EMAIL GRUPOTAUROMAQUICOSECTOR1@GMAIL.COM

GTSECTOR1

Apresentação do Mano a mano que toda a afición esperava

Teve lugar no passado sábado, dia 14 de Junho, nas Caldas da Rainha, a conferência de imprensa para apresentação da Tauroeste e da arrojada corrida que marca o início da actividade desta associação recentemente criada, e que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 20 de Junho, pelas 22h, na tradicional Praça de Toiros desta cidade.

 

O cartel de referência, o esperado mano a mano entre os cavaleiros João Moura Jr. e João Ribeiro Telles Jr., contará com as actuações dos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Caldas da Rainha, e com um imponente curro de Pinto Barreiros, Passanha e Canas Vigouroux.

 

Com Paulo Pessoa de Carvalho como moderador, o evento contou com a presença de todos os intervenientes no espectáculo. O Presidente da Tauroeste, Emanuel Casimiro, fez uma breve apresentação da missão desta associação sem fins lucrativos, que se propõe divulgar as tradições tauromáquicas do Oeste e no Oeste, contribuindo para o desenvolvimento desta cultura em toda a região.

 

A aposta neste notável cartel traduz a vontade desta associação de marcar a diferença no panorama taurino nacional, sendo de resto este o tema dominante desta conferência.

Pelos ingredientes desta corrida e pela enorme vontade de cada um dos cavaleiros sair triunfador, espera-se, na próxima sexta-feira dia 20, uma grande noite de toiros com praça cheia! A não perder!

Vamos aos toiros!

MANOAMANO

OS TOIROS PARA O MANO A MANO NAS CALDAS DA RAINHA

OSTOIROS

2º CONCURSO HÍPICO DA S.C.M.E. (IROMA – ÉVORA)

 

Com o Apoio e o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Évora; dos Srs. Comandantes do Comando Geral (Lisboa) e Territorial (Évora) da GNR e do Sr. General Comandante da Instrução e Doutrina (Exército); dos Comandos de várias Unidades Militares e, ainda, em parceria com a AJASUL vai, a Santa Casa da Misericórdia de Évora organizar, uma vez mais e conforme programado para 2014, o 2º CONCURSO HÍPICO DE SALTOS DA SCME, nos próximos dias 21 e 22, deste mês (Sábado, a partir das 14h30m e Domingo, com início às 11h 00m), no IROMA, em Évora (Entrada livre).

 

Integrado no Programa Oficial das Festas da Cidade de Évora (S. João e S. Pedro) este 2º Concurso que, já em 2013, recolheu um êxito assinalável e um expressivo número de Participantes foi, este ano, de novo inscrito na Federação Equestre Portuguesa e irá também pontuar para o Campeonato Nacional da Modalidade, em 2014. Prevê-se que a última Prova – a da SCME – possa terminar em torno das 20h00 de Domingo após a qual, por gentil deferência e amizade da Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas decorrerá, no local, uma participação musical do Coro de Cantares Alentejanos e Sevilhanas, desta Misericórdia.

 

No dia 23 (2ª Feira), pelas 21h 00m, com o empenho da GNR e do Exército; sob a Organização da SC da Misericórdia de Évora e com o Apoio da CME decorrerá, na Arena de Évora, o evento “MÚSICA E ARTE EQUESTRE”, com cerca de 90 minutos (sem intervalo) e que incluirá a participação especial da Reprise Equestre do Exército (Mafra); a Banda Filarmónica da Carlista (Montemor-o-Novo), sob a direção do Maestro Sr. Cap. João Cerqueira, da GNR; o Conjunto de Guitarras de Joel Coelho e o Fadista João Paulo; o Grupo Coral Alentejano “Os Almocreves” e, ainda, uma das Tunas Académicas, da Universidade de Évora.

 

Os bilhetes para a Arena terão o preço único de 3€ e podem, antecipadamente, ser adquiridos no Posto de Turismo de Évora (Praça do Geraldo), na Bilheteira da Arena de Évora (todos os dias das 9.30-12H e das 14H às 17H), no teatro Garcia de Resende ou online em http://www.bilheteiraonline.pt/.

 

Após a regularização das despesas, o resultado líquido obtido pela SCME com estas duas iniciativas será repartido, em três partes iguais, sendo que: uma das partes para a SCME e as outras, de igual valor unitário, para os Bombeiros Voluntários de Évora e para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (Delegação de Évora).

 

Com estas iniciativas, a Santa Casa da Misericórdia de Évora reparte os seus resultados com as demais Instituições e Entidades que, diariamente, enfrentam idêntica escassez de recursos e muitas outras limitações, de diversas tipologias.

 

2º CONC. HIPICO

Dando continuidade ao calendário taurino do Coliseu de Redondo, a Associação Tauromáquica Redondense irá realizar, no dia 1 de Agosto de 2014, sexta feira, pelas 22 horas, a tradicional Corrida de Touros, enquadrada nas Festas Populares da Vila de Redondo, que decorrerão entre os dias 31 de Julho e 3 de Agosto de 2014.

Neste sentido, em praça irão estar os cavaleiros: Rui Salvador, na comemoração dos 30 anos de alternativa, Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro, as pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Santarém e Redondo e será lidado um imponente curro de touros da Ganadaria de Varela Crujo. 

Nesta corrida estarão em disputa o prémio Simão da Veiga Jr., para a melhor lide e o prémio Miguel Capinha Alves para a melhor pega.

 

O cartaz oficial da corrida será oportunamente divulgado. 

Tradicional Corrida de Touros, enquadrada nas Festas Populares da Vila de Redondo

REDONDO

Os Toiros de Varela Crujo para a Corrida da Feira Pimel 2014

TOIROSPIMMEL

O cavalo de nome (Elvis)" Campo Pequeno", ganhou a classe de cavalos novos de 5 anos , na prova de aptidão de cavalos de toureio na Feira Nacional da Agricultura no Cnema, em Santarém. Trata-se de uma montada de ferro João Dinis e é actualmente a referência máxima na nova Quadra de David Gomes. Aproveito também para V. dar a conhecer o cartaz do concurso "Soy rejoneador" onde o cavaleiro actuará no próximo sábado (e não Domingo) na Praça de toiros de Manzanares, Ciudad Real em Espanha.

 

In Manzanares.es

"...La segunda semifinal se celebrará el sábado 21 de junio, y no el domingo 22, como estaba anunciado en los carteles. Será también a las 18,30 horas y en ella participarán Pérez Langa, Ferrer Martín, Óscar Mota y David Gomes, con cuatro erales de Torremilla. También habrá un novillo-toro para recortadores.." 

 

Cavalo "Campo Pequeno" de David Gomes premiado na Feira da Agricultura.

DAVID GOMES

"Sete toiros para um só grupo de forcados"

Os toiros para Sábado em Alcochete

 

ALCOCHETE

6 novilhos do curro Murteira Grave para a novilhada de amanhã no Campo Pequeno

 

CPnovilhos

Francisco Núncio Substitui João Moura na Corrida de Domingo em Alcácer do Sal 

Em virtude da impossibilidade do cavaleiro João Moura atuar no próximo domingo em Alcácer do Sal, confirmada pelo atestado médico recebido no dia de ontem, as empresas Emoção e Tauroleve decidiram-se pela contratação de Francisco Núncio, neto do Califa e grande representante da família e de Alcácer do Sal, para entrar no cartel da tradicional Corrida de Toiros da Feira Pimel.

 

Dessa forma e pelas 17:45 horas atuarão na Praça de Toiros João Branco Núncio, António Ribeiro Telles, Francisco Núncio e João Salgueiro da Costa, estando as pegas a cargo dos amadores de Montemor e Vila Franca. Lida-se nesta tarde um imponente curro de toiros da prestigiada ganadaria de Herds varela Crujo.

 

Núncio

Quadra de DAVID GOMES para a temporada de 2014

É com todo o gosto que V. damos a conhecer a nova Quadra de cavalos de DAVID GOMES para esta temporada. Trata-se de uma selecção há muito pensada, bem preparada e que apresenta desde logo diversas soluções, com a qual o cavaleiro espera dignificar o seu toureio, depositando enorme esperança numa campanha redonda e de reconhecimento.

Aproveito para informar que no próximo Sábado, dia 21 de Junho, pelas 17.30 horas portuguesas, DAVID GOMES fará a sua estreia em público esta época, na praça de toiros de Manzanares (Ciudad Real) em Espanha. O festejo pode ser acompanhada em directo na RTV Castilla-La mancha, via net ou satélite. 

 

DAVID GOMES

AS SANJOANINAS DE 2014 ANUNCIAM O TRIUNFADOR ABSOLUTO DE SANTO ISIDRO EM MADRID

Junto às divisas locais de Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar, na Feira lidar-se-ão toiros de Partido de Resina (antes Pablo Romero), Murteira Grave, Peñajara, Ascensão Vaz e Varela Crujo.

 

A presença nos cartéis do toureiro extremenho Miguel Ángel Perera, triunfador absoluto da recém finalizada feira de Santo Isidro, é um dos grandes atractivos das Sanjoaninas da Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, que começam no fim desta semana.

 

Este ano a Tertúlia Tauromáquica Terceirense organizou para a sua Feira de São João  duas corridas a cavalo e uma com toureiros a pé, que terão lugar nos dias 21, 24 e 29 deste mês, com cartéis carregados de aliciantes para os aficionados, como a lide de toiros de ganaderias continentais, tanto portuguesas como espanholas,  entre as quais se destacam Partido de Resina, Murteira Grave, Peñajara, Ascensão Vaz e Varela Crujo.

 

A Feira das Sanjoaninas começa este sábado, dia 21, com uma Corrida à Portuguesa na qual actuam Vitor Ribeiro - uma das grandes figuras portuguesas do momento - os açoreanos Tiago e João Pamplona e o colombiano Jacobo Botero, que acaba de tomar a Alternativa na praça lisboeta do Campo Pequeno.

Estes quatro cavaleiros lidarão toiros das divisas locais de José Albino Fernandes e João Gaspar e das continentais de Peñajara e Ascensão Vaz, cujas pegas estarão a cargo dos forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

 

No dia de São João, 24 de Junho, será a vez da Corrida Concurso de Ganaderias, com toiros dos três ferros mais importantes da ilha, como são Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar, enfrentando os de outras tantas ganaderias peninsulares, pertencentes aos ferros de Partido de Resina, Murteira Grave e Varela Crujo.

Vitor Ribeiro e Jacobo Botero repetem actuação, acompanhados esta vez pelo também terceirense Rui Lopes. Aos grupos de forcados da Ilha Terceira junta-se nesta corrida o Grupo de Amadores de Coruche.

 

A corrida a pé do programa taurino das Sanjoaninas terá lugar no Domingo 29, com toiros da ganaderia de Rego Botelho, de pura origem Jandilla. Às seis da tarde, hora de início de todos os espectáculos, farão o “paseíllo” na Praça de Toiros Ilha Terceira Juan José Padilla, Miguel Ángel Perera e o francês Juan Leal, numa corrida que está a gerar a máxima expectativa em toda a ilha.

 

O programa conta ainda, na quinta-feira 26 com a realização também da já tradicional Corrida das Crianças, à que assistem gratuitamente centenas de crianças dos diferentes colégios e escolas da ilha. Voltará a actuar nela o bezerrista sevilhano Juan Pedro García “Calerito” junto ao cavaleiro Rui Lopes e os forcados do Grupo Juvenil da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Este ano, como novidade, todas as crianças poderão participar depois da lide dos novilhos nas actividades lúdicas que propõe o espectáculo “Vamos Brincar aos Toiros”, de Ignacio Ríos e que consta de um vasto surtido de trajes de toureiros, cavaleiros e forcados, toiros de brincar com rodinhas e capotes e muletas de brincar para a promoção da Festa Brava entre os mais pequenos.

 

Além dos espectáculos formais, as Sanjoaninas incluem também um amplo programa de actos culturais à volta da Festa, assim como de festejos populares, como “Esperas de Gado” e Touradas à Corda em diversos pontos da ilha, uma delas com a participação dos 4 toiros mais famosos das ganaderias terceirenses especializadas nesta vertente da Tauromaquia.

 

SANJOANINAS

ARRANCAM UMAS SANJOANINAS REPLETAS DE ACTOS CULTURAIS

No sábado, 21 de junho, arrancaram em Angra do Heroísmo na Ilha Terceira, as corridas da Feira de São João, as famosas Sanjoaninas, com uma Corrida à Portuguesa.

No primeiro de três espectáculos da Feira lidar-se-ão quatro toiros das ganaderias açoreanas de José Albino Fernandes e João Gaspar e outros tantos das peninsulares de Peñajara e Ascensão Vaz, para serem lidados pelos cavaleiros Vitor Ribeiro, Jacobo Botero (da Colômbia), e os irmãos Tiago e João Pamplona, marialvas da Terceira. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados locais da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

Além das corridas, que terão continuidade com uma Corrida Concurso de Ganaderias no dia 24 e com uma corrida a pé no dia 29 de junho, a Tertúlia Tauromáquica Terceirense programou vários actos culturais relacionados com Tauromaquia.

Há dias atrás, a 13 de junho, foi apresentado no Hotel Terceira Mar o livro “Ilha Terceira – O Lugar Atlântico do Toiro”, com textos de José Paulo Lima e fotos de Edgardo Vieira, uma cuidada edição na qual se analiza e explica a rica tradição da criação do toiro bravo desta ilha açoreana.

No dia seguinte, no Auditório da Escola Tomás de Borba, teve lugar a conferência “Padilla, o céu pode esperar”, proferida por Antonio Moreno Boiso e Antonio Ruiz López, veterinários, respectivamente, das praças de toiros de Málaga e de El Puerto de Santa Maria.

E na noite de quinta-feira 26, no reabilitado cenário do Teatro Angrense serão projectadas imagens de faenas lendárias de diversas figuras do toureio do Séc. XX, num acto intitulado “A Corrida da História”. Os assistentes à projecção terão a oportunidade de ver tourear a Gallito, Manolete, Pepín Martín Vázquez, Antoñete, Paco Camino, El Cordobés, Paco Ojeda, Joselito e José Tomás, com os comentários do aficionado local Adolfo Lima e do jornalista Paco Aguado.

 

SANJOANINAS

DAVID GOMES Corta duas orelhas em Manzanares.

O Cavaleiro DAVID GOMES obteve um excelente desempenho Sábado passado na semi final do concurso "soy rejoneador" na praça de toiros de Manzanares, Espanha.

Dos quatro intervenientes foi o único a cortar duas orelhas e a sair em ombros pela porta grande numa actuação de grande nível. Dia 20 de Julho realiza-se a grande final num mano a mano com Juan Manuel Munera.

DAVIDGOMES

Finalmente vai chegar a esperada data da apresentação oficial da cavaleira Francesa LEA VICENS em Portugal, será já no próximo dia 19 de Julho na emblemática praça de toiros das Caldas da Rainha!

 

O cartel para essa corrida de toiros, tem além do natural e grande interesse que roda em torno da apresentação de LEA VICENS, o atractivo de ter em praça a mais clássica das toureiras portuguesas, ANA BATISTA e um jovem que promete ser indiscutivelmente, uma das grandes figuras da nossa festa, JOÃO SALGUEIRO da COSTA.

 

Os forcados serão os de Vila Franca de Xira e os das Caldas da Rainha, tendo pela frente toiros de duas ganadarias, 3 Pinto Barreiros e 3 São Torcato.

 

Será também uma corrida de cariz social e humanitário, pois por cada bilhete vendido, reverterá 1 euro para os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, no intervalo da corrida de toiros, será anunciada qual a receita que se conseguiu apurar para os BVCR e entregue respectiva verba ao seu presidente.

 

Um aliciante cartel, competição à vista, emoção na praça, apresentação da nova figura do toureio a cavalo, preços acessíveis, ajudar uma instituição como os Bombeiros, razões não faltarão para encher a praça de toiros das Caldas da Rainha no próximo dia 19 de Julho.

 

Vamos aos toiros!

 

CALDAS

Os 6 toiros Passanha para lidar na corrida de Évora

Apresentação de LEA VICENS em Portugal

ÉVORA

É já no dia 28 de Junho pelas 22horas que a Monumental do Montijo receberá uma grandiosa corrida de toiros

É já no próximo sábado, dia 28 de Junho pelas 22h que a Monumental do Montijo receberá uma grandiosa corrida de toiros

Grande cartel recebe a arena do Montijo com o esperado regresso de João Moura, Luís Rouxinol e o regresso já anunciado da dinastia Lupi com Manuel Lupi.

Estarão em praça 6 IMPONENTES TOIROS RIO FRIO que serão pegados a solo pelo grupo de forcados da tertúlia do Montijo.

 

NÃO PODE PERDER!

MONTIJO

CRÓNICA E GALERIA DA CORRIDA DE TOIROS À PORTUGUESA NAS SANJOANINAS

A meritória e magistral faena de Vítor Ribeiro a um toiro temperamental da ganadaria espanhola de Peñajara foi o momento mais brilhante da primeira corrida da feira açoriana das Sanjoaninas, onde lidaram-se oito toiros de distintas divisas locais e continentais. 

O ginete de Almada esteve sóbrio com o seu primeiro toiro, demonstrou ofício e conhecimentos ante um hastado que demonstrou mansidão de saída, mas que ao final foi-lhe encelando com muito temple. Uma vez centrado na lide do Peñajara, Ribeiro teve que enfrentar com valor e decisão o crescente temperamento defensivo que o toiro começou a desenvolver.

Montando o alazão “Nicotina”, um dos melhores equinos da sua quadra, Ribeiro redondeou uma faena de muito mérito e pureza, contra restando as dificuldades do inimigo sobretudo na cravagem dos últimos ferros, conseguindo lograr com frontalidade e em todo o alto, pese a violência da aspereza das investidas.

Esse mesmo toiro golpeou de forma muito dura o forcado Tertúlia Tauromáquica Terceirense João Pedro Ávila, na primeira e falhada pega, deixando-lhe desmaiado sobre a arena até que fosse retirado de maca pela assistência médica da praça. Mesmo recuperado instantes depois na mesma praça, Ávila foi levado para o hospital para ser submetido a intervenção médica.

Os irmãos açorianos, Tiago e João Pamplona tiveram uma actuação discreta ante os seus lotes. 

Tiago luziu-se pouco com um primeiro de pouca codícia da ganadaria de João Gaspar e foi a mais com o outro toiro complicado de Albino Fernandes. João, por sua parte, teve momentos templados com o de Peñajara, que foi manejável, e teve que aplicar-se na trabalhosa lide com o sétimo toiro, que buscou as tábuas desde os primeiros instantes.

Fechou a praça o colombiano Jacobo Botero, vestido de curto e com os cavalos arranjados à moda andaluza. Mesmo que luzindo uma boa e espectacular cuadra, o ginete sul-americano esteve voluntarioso mas muito desacertado na sua apresentação nos Açores, com repetidos e constantes falhos ao cravar os ferros aos seus toiros de Ascensão Vaz e Albino Fernandes, tendo ambos dado bom jogo.

Enquanto aos forcados, tiveram especial mérito as pegas dos complicados toiros da segunda parte do festejo. Entre todas destacaram-se as de Nelson Furtado e Tomás Ortins, da Tertúlia Terceirense, ao quinto e sétimo, assim como a de Luís Valadão e Vítor Oliveira, do Ramo Grande, ao quarto e oitavo. Também pegaram à primeira Helénio Melo e Luís Cunha pela Tertúlia, e Manuel Pires pelo Ramo Grande. Já André Coelho, também ele dos forcados do Ramo Grande necessitou de três intentos.

Ficha da Corrida:

Praça de toiros de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores), sábado 21 de Junho. Primeira da Feira das Sanjoaninas. (Corrida à Portuguesa)

Ganadarias:

Dois toiros de Ascensão Vaz (1º e 4º), nobres e com classe; dois de João Gaspar (2º e 7º), descastados; dois de Peñajara (3º e 5º), um manejável e outro com génio defensivo; e outros dois de José Albino Fernandes (6º e 8º), enérgicos e com mobilidade. No conjunto geral estavam bem apresentados.

Cavaleiros.- Vítor Ribeiro (casaca azul e prata): volta à arena nos seus dois toiros.

Tiago Pamplona (casaca verde de oliveira e ouro): volta à arena e ovação.

João Pamplona (casaca verde garrafa e ouro): volta à arena em ambos.

Jacobo Botero (jaqueta azul marinho): silencio e silencio.

As pegas foram alternadas entre os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os do Ramo Grande. João Pedro Ávila, do primeiro grupo, foi auxiliado depois de sofrer um traumatismo crânio encefálico com comoção cerebral.

O público preencheu três quartos da lotação da praça.

Após as cortesias tributou-se uma homenagem ao Dr. Duarte Soares, responsável da enfermaria da Praça de Toiros da Ilha Terceira, e que se retirou nesta época taurina de 2014, depois de ter exercido funções durante 25 anos consecutivos.

CRONICASANJOANINAS

Milhares de aficonados do norte juntaram-se em Ponte de Lima para a Vaca das Cordas

Como desde há séculos, dezenas de milhares de pessoas reuniram-se para a Vaca das Cordas, em Ponte de Lima, o grande evento taurino popular do norte de Portugal, em pleno Minho. 

 

Uma tradição taurina popular com séculos de existência e que continua a mobilizar as gentes do Norte, no que poderá ser apelidado do "Colete Encarnado" do norte de Portugal. Um evento que além da importância cultural e social, tem um forte impacto económico positivo na cidade.


Além das fotografias podem ainda ver um espectacular video aéreo em http://youtu.be/24QSg0InE9o da responsabilidade da CM de Ponte de Lima. 

 

 

 

 

PROTOIROVACASCORDAS

Tauroleve e João Salgueiro da Costa Finalizam Apoderamento

A empresa Tauroleve e o cavaleiro praticante João Salgueiro da Costa informam que, nesta data, deram por terminado o acordo de apoderamento que os unia, mantendo-se o excelente relacionamento de amizade e admiração mútuas.

A Tauroleve deseja ao João os melhores sucessos profissionais.

 

TAUROLEVESALGUEIRO

Cumpre-me informar que, de forma cordial e não afectando a amizade e admiração que sinto pelo cavaleiro Pedro Salvador, terminou a relação de apoderamento que nos unia. Tanto no campo profissional, como pessoal, desejo ao Pedro as maiores felicidades.

 

Atenciosamente,

 

José do Carmo Reis

José do Carmo Reis deixa de apoderar Pedro Salvador

ZEDOCARMO
bottom of page