top of page

Actuações de Diogo Peseiro em França

 

O novilheiro Diogo Peseiro, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, actuará dias 6 e 17 de Julho, respectivamente, nas cidades francesas de Eauze e Mont-de-Marsan.

Em Eauze, Peseiro terá por companheiro de cartel o francês “El Adoureño”, na lide de novilhos de Alma Serena (procedência Miranda de Pericalvo).

No dia 17, em Mont-de-Marsan, Diogo Peseiro terá por companheiros de cartaz “El Adoureño”, Christian Perez e Daniel Garcia, lidando-se em concurso de ganadarias novilhos de Bonnet, Camino de Santiago, Alma Serena e Fazolo.

Feira Taurina de Abiul-2014

 

É com satisfação que divulgamos os  carteis da Feira taurina de Abiul 2014, inseridas nas centenárias festas do BODO.

Três carteis que procuraram a diversidade entre os triunfadores, as figuras e a juventude no respeitante aos artistas. Conseguiu a JFA após prolongadas conversações, trazer pela 1ª vez a ABIUL, uma das figuras do toureio a pé de Espanha e o melhor bandarilheiro da actualidade, António Ferrera.

Três imponentes curros de toiros marcarão presença na arena de ABIUL, para que os aficionados possam disfrutar de uma Feira Taurina, que fique na história da tauromaquia e seja um marco esta temporada de 2014.

Esperamos que todo o empenho que foi posto pela JFA na elaboração destes carteis, se traduza em igual sucesso artístico, pois se assim for, de certeza que teremos três enormes corridas de toiros!
 

     VÍTOR RIBEIRO E UM “MURUBE” DE JOÃO GASPAR DESTACAM-SE NO CONCURSO DOS AÇORES
- O cavaleiro de Almada, Vítor Ribeiro, voltou a dar duas lições de lide a cavalo.

                                                  - “Guapo”, de João Gaspar, levou o prémio de bravura e o toiro de Murteira foi destinado ao de melhor apresentação.

                                                  - José Vicente, forcado da Tertúlia Terceirense, galardoado pela melhor pega.

 Como sucedido na primeira corrida da feira, o português Vítor Ribeiro voltou a dar duas lições de lide a cavalo, mas desta vez com o mérito adicional de o fazer com os dois únicos toiros que mostraram complicações numa corrida concurso de ganadarias onde o resto dos hastados deram muito bom jogo.

 Em primeiro lugar Ribeiro enfrentou-se a um quatrenho da lendária divisa espanhola de Partido de Resina, um toiro alto que desde a sua saída cruzou-se, ganhando os terrenos aos cavalos e investiu sempre com a cabeça muito alta. Mas o experiente ginete sempre ganhou-lhe a acção nos embroques e templou os arreões sobre o alazão “Nicotina” para lograr o luzimento.

Mais brilhante, foi a sua faena ao quarto, um toiro terciado de José Albino Fernandes – de origen Salvador Domecq - que deu sinais de manso desde o principio e que depois dos primeiros “ferros” começou a comportar-se com aspereza.

Ribeiro encelou o primeiro na montada para depois ir templando numa lide valente e de organização inteligente. Ao final, montando o castanho “Moita”, permitiu atemperar a violência do toiro em arriscados galopes de costado que acabaram por submete-lo. Esta forma magistral de lidar a cavalo foi premiada no final pelo jurado.

O resto dos hastados elegidos para a corrida concurso deram muito bom jogo, em maior ou menor grau. O ginete açoriano Rui Lopes enfrentou um sério e manejável toiro de Murteira Grave, ao que lhe faltou algo de transmissão, e a um precioso exemplar de Varela Crujo – também de linha Domecq – com muita classe. Lopes esteve sóbrio e discreto em ambos.

Repetiu na Terceira o Colombiano Jacobo Botero, que veste e monta à andaluza, desta vez ante um “jandilla” nobre e pronto de Rego Botelho e um “murubenho” de João Gaspar que acabou por ganhar o troféu do mais completo da corrida. O jovem ginete da Colômbia voltou a mostrar-se desacertado a cravar as bandarilhas e, mesmo centrando-se algo mais com o sexto, toureou muito pouco a cavalo, limitando-se a passar e cravar com forma desigual.

Enquanto à actuação dos forcados, houve pegas muito luzidas de Amorinho Lopes e João Peseiro, pelos amadores de Coruche, de José Vicente (que levou o premio em disputa) e Tomás Ortins, pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, e de Manuel Pires e Luís Valadão o único ao segundo intento, pelo grupo de Ramo Grande.

FICHA DO FESTEJO:

Praça de toiros de Angra do Heroísmo (ilha Terceira, Açores). Terça-feira, 24 de Junho. Segunda da feira Sanjoaninas. Corrida à Portuguesa concurso de ganadarias.

Ganaderias -

Toiros, lidados por ordem de antiguidade, de Partido de Resina, alto e complicado; Murteira Grave, sério e manejável; Rego Botelho, profundo e com nobreza; José Albino Fernandes terciado e áspero; Varela Crujo, harmónico e com muita classe; e João Gaspar, cinquenho, volumoso e encastado.

Cavaleiros - Vítor Ribeiro (casaca sangue de toiro e ouro): volta à arena em ambos.

Rui Lopes (casaca carmim e ouro):volta e volta.

Jacobo Botero (Jaqueta cinza): ovação e volta à arena.

Actuaram os forcados dos grupos amadores de Coruche, Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Ramo Grande.

A praça quase cheia em dia do trigésimo aniversário da sua inauguração.

Os prémios estabelecidos para a corrida, repartiram-se da seguinte forma:

Melhor lide a cavalo: Vítor Ribeiro, pela lide executada ao quarto toiro.

Toiro mais completo: “Guapo”, de João Gaspar.

Toiro melhor apresentação: “Atencioso”, de Murteira Grave.

Melhor pega dos forcados: José Vicente, da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, realizada ao toiro de Murteira Grave.

 

ABIUL
peseiro
SANJOANINAS2

COMUNICADO

 

Na Corrida de Toiros realizada no passado dia 21 de junho em Arronches o cavaleiro João M. Caetano sofreu uma colhida. Sendo que acabámos de receber um atestado médico comprovando a impossibilidade do mesmo estar presente na Corrida de Évora no próximo dia 28 de junho pelas 22horas como tinha sido anunciado.

Dado isto, a Empresa entendeu substituí-lo pelo cavaleiro João M. Branco, que ao longo desta temporada cada atuação foi coroada de êxito.

 João M. Branco partilha cartel com Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Fernandes, Mateus Prieto e Jacobo Botero e enfrentarão seis poderosos toiros da Ganadaria Passanha, que serão pegados em solitário pelos Forcados Amadores de Évora. Assim, estão reunidas todas as condições para uma grande Corrida de Toiros em Évora. 

comunicado

A CORRIDA DE TOIROS PARA AJUDAR OS BOMBEIROS

 

na próxima segunda-feira  30 de Junho às 18h30, no Quartel dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, apresentação de um grande evento, cuja parte da receita reverterá para esta Associação Humanitária. Será uma grande Corrida de Toiros a realizar dia 19 de Julho na praça de toiros da nossa terra, as Caldas da Rainha.

A Conferência de Imprensa contará com a presença do comandante e presidente dos BVCR, com a empresa promotora PPC e ainda com a presença da cavaleira Ana Batista , que faz questão de nesse dia dar o seu testemunho do que a corrida e a causa contam parta si, estará também presente o representante do Grupo Forcados amadores das Caldas da Rainha.

O cartel para essa corrida de toiros, tem além do natural e grande interesse que roda em torno da apresentação de LEA VICENS (cavaleira francesa que toureia pela 1ª vez em Portugal), o atractivo de ter em praça a mais clássica das toureiras portuguesas, ANA BATISTA e um jovem que promete ser indiscutivelmente, uma das grandes figuras da nossa festa, JOÃO SALGUEIRO da COSTA.

Os forcados serão os de Vila Franca de Xira e os das Caldas da Rainha, tendo pela frente toiros de duas ganadarias, 3 Pinto Barreiros e 3 São Torcato.

Será  uma corrida de cariz social e humanitário, pois por cada bilhete vendido, reverterá 1 euro para os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, no intervalo da corrida de toiros, será anunciada qual a receita que se conseguiu apurada  e entregue ao presidente da respectiva Associação.

“Um aliciante cartel, competição à vista, emoção na praça, apresentação da nova figura do toureio a cavalo, preços acessíveis, ajudar uma instituição como os Bombeiros, razões não faltarão para encher a praça de toiros das Caldas da Rainha”.

Para os BVCR, este acontecimento vem numa altura particularmente importante dado que se vai entrar numa sua fase crítica de intervenção e acção. É imprescindível que a população compreenda o papel dos Soldados da Paz e esteja sensível para a importância da sua actividade.

Encher a praça de toiros das Caldas da Rainha, para alem da óbvia importância material, reverte também num inequívoco apoio à actividade dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.

bombeiroscaldas

Triunfadores das Sanjoaninas dia 3 no Campo Pequeno

 

O cavaleiro Vitor Ribeiro e a ganadaria Murteira Grave, triunfadores na recém-terminadas Festas Sanjoaninas, em Angra do Heroísmo (Açores), actuam na próxima quinta-feira, 3 de Julho, no Campo Pequeno, na corrida comemorativa do cinquentenário da “Corrida TV”.

Vitor Ribeiro foi o cavaleiro triunfador das Sanjoaninas, ao passo que a ganadaria Murteira Grave ganhou o prémio para o toiro melhor apresentado, na corrida de 24 de Junho, triunfo a que se soma o obtido no passado dia 19, no Campo Pequeno.

O cartel desta “Corrida TV” corrida é formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro e João Maria Branco, cabendo as pegas aos grupos de forcados amadores de Montemor e de Lisboa, capitaneados, respectivamente, por Antonio vascãs de Carvalho e Pedro Maria Gomes.

Os grupos de forcados amadores de Montemor e de Lisboa, tal como a ganadaria Grave, integraram o cartel da primeira “Corrida TV, realizada no Campo Pequeno, a 25 de Julho de 1963.

triunfadores

PELAS FESTAS DO COLETE ENCARNADO O TOIRO VOLTARÁ A SER REI!

 

As Festas do Colete Encarnado estão à porta e com ela, a bela cidade de Vila Franca de Xira pronta para receber a festa mais importante do Ribatejo!

Entre os dias 4 e 6 de Julho são centenas de milhares de forasteiros que a ocorrem a Vila Franca para viver cada segundo das magistrais festas, e onde se presta igualmente o devido destaque ao elemento que move os mais apaixonados à festa brava: O Toiro!

 

O Toiro na sua plenitude volta a marcar presença de forma séria e como exige a nossa festa na tradicional corrida mista do Colete Encarnado. Os Toiros da divisa de David Ribeiro Telles ostentam Idade, Peso e Trapío, conforme comprovam as fotos, e diante deles no dia 6 de Julho a partir das 18 horas estarão em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles e João Ribeiro Telles, os espadas António João Ferreira e Nuno Casquinha, bem como os forcados amadores de Vila Franca de Xira.

VFX
bottom of page