top of page




Foi numa noite fria a cheirar a outono, que a Praça da Nazaré, encheu cerca de meia casa, para assistir a mais uma noite de Toiros.

Cartel simpático composto por: Rui Salvador,  Marco José, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Duarte Pinto (que substituiu Ana Rita) e Mateus Prieto.

O fantástico Curro pertencente à Ganadaria de José Luís Cochicho, e os Grupos de Forcados vieram de Coruche e da Chamusca.

Abriu praça Rui Salvador. Frente a um bem apresentado e distraído oponente de 525Kg.

Rui, esteve bem na ferragem comprida, tendo algumas falhas na cravagem dos curtos, mas o toiro que facilmente se distraia, não lhe facilitou a vida.

Zé Marques pelos Amadores de Coruche, concretizou à 1ª tentativa, uma pega correta, mas pouco vistosa.

Marco José, lidou um toiro com 495kg, cravou três bons ferros compridos, e para a ferragem curta, com o seu cavalo “girassol” fez as delícias do público ao encarar o toiro de frente, o que resultou num bom jogo de ferros curtos. Andou bem e a gosto tendo tido uma lide em crescendo.

Ricardo Costa, pelos Amadores da Chamusca, concretizou ao segundo intento uma pega rija.

Boa atuação também de Gilberto Filipe, que frente a um oponente com 540Kg. Cravou uma boa serie de ferros curtos. Seguro de si e cada vez mais a mostrar que está a atravessar uma fase feliz da sua carreira, Gilberto cravou um belo violino e terminou a sua lide com um bom ferro de palmo. Nota positiva para os ferros cravados em “su sitio”.

Luís Gonçalves pelos amadores de Coruche, concretizou á segunda tentativa uma valente e bonita pega.

Filipe Gonçalves que veio muito moralizado da última corrida ali naquela bonita praça, entrou com ganas para lidar mais um belíssimo exemplar desta ganadaria, com 530Kg. Teve uma lide de mais a menos. Entrou bem, cravou bons ferros, mas acabou por cair no exagero e “ensinou” demasiado ao toiro. Resultou em alguns toques na sua montada e em alguns ferros falhados. Terminou a sua lide com um par de bandarilhas.

Pelo Grupo da Chamusca, o Cabo Nuno Marques, realiza aqui a sua centésima pega. Um toiro, já exausto que em nada lhe facilita o trabalho. Concretizou à terceira tentativa uma pega difícil!

Duarte Pinto foi para nós, a par com o excelente curro, a alegria da noite. Calhou-lhe em sorte um toiro com 465kg, de boa apresentação e a cumprir.

O Cavaleiro que dedicou a lide a seu pai, (Emídio Pinto, aniversariante neste dia), levou a cabo um lide onde notoriamente sobressaiu de uma maneira muito positiva relativamente aos demais. Apresentou-se alegre, seguro e a gosto. Com cavalos bem postos e com praça. Citou de praça a praça, e cravou bem os ferros. Tendo sido todos sempre bem rematados. Denotou-se um cuidado na cravagem que foi toda acertada, não havendo ferros passados. Duarte está notoriamente num excelente momento da sua carreira. Para nós a lide da noite na Nazaré.

Pedro Galando pelo grupo de Coruche, foi cara, na 5ª pega da noite, ao primeiro intento. Boa pega.

Mateus Prieto esperou o último da noite com 490kg, á porta gaiola, o cavaleiro de Almeirim, esteve alegre e a gosto e cravou bons ferros. O ainda jovem cavaleiro terminou a sua lide com um ferro de violino a sesgo e um ferro de palmo.

Para a última pega da noite, Manú Injai do grupo da Chamusca, concretizou uma boa pega à segunda tentativa.

De salientar e enaltecer o curro apresentado por José Luís Cochicho, bravo e a pedir contas. Olé.

 

José Dias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRÓNICA DA CORRIDA DA NAZARÉ
14 SETEMBRO 2013 

GALERIA DA ÚLTIMA DA TEMPORADA NA NAZARÉ

bottom of page