top of page
Faena - Conjunto de passes dados com a muleta, de forma ligada, homogénea e coerente, com vista a lidar o toiro e a prepará-lo para a sorte suprema. O mesmo que faina. Em resumo, é todo o trabalho feito pelo matador com a muleta ou pelo cavaleiro.
 
Farol - Lance dado pelo capote por alto, rodando este sobre a cabeça do toureiro, enquanto gira o corpo em sentido contrário à viagem do toiro.
 
Farpa -Instrumento que consiste num pau cilíndrico enfeitado com papel franjado, com cerca de 1,45 m de comprimento, e que a cerca de 30 cm do arpão tem uma zona frágil que se destina a partir, quando o ferro fica no toiro.
 
Festival - Espectáculo taurino de carácter beneficente ou não, em que os toureiros costumam atuar graciosamente trajando de curto, lidando reses oferecidas.
 
Ferro Comprido - O mesmo que Farpa.
 
Ferro Curto - O mesmo que Bandarilha.
 
Flanela -  Tecido de que são confeccionadas as muletas, e que por tal razão também designa tal atavio.
 
Fiereza -  Diz-se de um toiro que é feroz.
 
Forcado -  Instrumento de lavoura em forma de forca, que está na origem da designação “moço de forcado” atribuída aos que em praça com tal instrumento se apresentam, com que hoje se conhece quem na arena executa as pegas. Correntemente, quando em termos taurinos falamos de forcados, é sabido que nos referimos aos elementos de um grupo de pegadores.
 
Fusco -Toiro ou cavalo de pêlo escuro.
bottom of page