top of page
Embebido - Toiro que investe de maneira nobre e codiciosa ao engano, sem ver outra coisa.
 
Embolação - Consiste no envolvimento dos instrumentos de defesa do toiro, os cornos, por fundas rígidas de coiro, as embolas, com vista à protecção de cavalos e forcados. O termo deriva das antigas bolas de metal que se enroscavam no piton, como ainda hoje acontece com os cabrestos.
 
Embola ou Bola - Protecção de couro, reforçada por casquilhos em ferro, que é enfiada nos cornos dos toiros que irão ser toureados a cavalo e pegados pelos forcados.
 
Emendar-se - Quando o toureiro a pé consente que o toiro mande na viagem e se vê obrigado a corrigir a sua posição.
 
Em pontas - Termo que se utiliza para descrever um touro com os cornos intactos.
 
Engano - Atavio de tourear; capote ou muleta.
 
Enjaulamento - Ato de meter os toiros de um dado curro nas caixas de transporte (jaulas) que os levam à praça.
 
Ensabanado - Toiro do tipo de pêlo uniforme e que se caracteriza por ser totalmente branco.
 
Entrepelado - Toiro que se insere nos tipos de pêlos mistos e se caracteriza por ser uma sub-divisão do Cardeno que tenha predominância de pêlos escuros.
 
Eral -  Denominação da Rês de lide quando este tem dois anos de idade. É considerado Garraio.
 
Espada - Pode ser o mesmo que estoque, utensílio utilizado pelo matador para dar a estocada final no touro, ou a designação genérica do toureiro que a usa, seja ele matador ou novilheiro.
 
Espantada - Dizia Rafael “El Gallo” que também era uma sorte do toureiro, e traduz-se no medo súbito que invade o toureiro e o faz fugir desesperadamente em busca de refúgio em tábuas.
 
Espontâneo - Aficionado prático, que, à margem da ordem e lei, salta à arena , querendo tourear e evidenciar-se no toiro do matador de turno, sem que o público esteja disso avisado, sequer o toureiro que se encontra a lidar.
 
Espora - Utensílio de metal que se adapta ao calçado do cavaleiro e que, picando o animal, faz com que ele ande ou acelere o movimento.
 
Estatuário - Passe por alto, com o toureiro de pés juntos e movendo o mínimo a figura. Com a ajuda do estoque este passo pode ser chamado de ajudado, e quando é dado por alto, mandando muito e carregando em exagero a sorte, pode também ser designado por “passe do celeste império”.
 
Estardalho -Animal velho.
 
Estilo - Relacionado com as investidas do toiro, que só terá "estilo" se investir a galope e com determinação. Se humilhar e não chegar ao vulto com a cabeça no ar e sem escabecear, ou seja, não chegar ao vulto a dar à cabeça.
 
Estocada - Acto de enterrar o estoque, com vista a rematá-lo na cruz do toiro.
 
Estoque - Instrumento que o toureiro usa para matar e que consiste em lâmina de aço triangular, com 75 cm de comprimento, rematada por empunhadura com bola.
 
Estribo - Peça de metal, madeira ou coiro em que o cavaleiro apoia o pé.

 

bottom of page