top of page

Nazaré, uma terra de gente aficionada.

A tradição das Touradas na Nazaré data pelo menos do século XVIII, sempre associada aos festejos de N.ª Sra. da Nazaré, dos quais eram um dos pontos mais altos.

Não possuindo uma praça de pedra e cal, cada ano, eram construídas arenas improvisadas no local das Festas, no Terreiro, perto do Santuário.
A Praça que hoje se conhece foi edificada em 1891, depois de um violento incêndio ter destruído a anterior.

A pedido da Real Casa de N.ª Sra. da Nazaré, o Ministério das Obras Públicas encomendou ao arquiteto Francisco da Silva Castro o projecto da atual Praça, que foi inaugurada em 1897.
De estilo neoárabe e planta poligonal de 2 pisos, sendo o segundo piso de planta circular, a Praça possui bancadas em ambos os níveis, tendo alguns camarotes no piso superior.

Tem lotação para cerca de 5000 espectadores.

Foi nesta praça centenária que os Aficionados Nazarenos preencheram ¾ de casa forte.

Um curro que promete, Ganadaria Vinhas e um cartel muito apelativo, pois estamos a falar do Maestro João Moura e Joaquim Bastinhas, ambos acompanhados dos seus descendentes, Miguel Moura e Marcos Bastinhas.

A juntar a este cartel que só por si já é motivo suficiente para ser uma boa corrida, junta-se uma homenagem dos 35 anos de alternativa de João Moura e dos 30 anos de alternativa de Joaquim Bastinhas.

Abriu praça João Moura e seu filho Miguel, com um toiro de 485kg, cravaram bons ferros compridos e os curtos de muito boa nota, fecharam esta brilhante atuação com um ferro de palmo cada. Brilhante atuação de ambos que muito agradou ao público da Nazaré.

Pelo Grupo dos Amadores de Coruche foi cara, Ricardo Dias que consumou ao primeiro intento.

Joaquim Bastinhas lidou um “Vinhas” de 480Kg, muito alegre como de resto sempre nos habituou, cravou 2 bons ferros compridos e na ferragem curta, 4 ferros que deixaram o público alegre e a pedido mais um bom par de bandarilhas, imagem de marca deste toureiro. Boa lide de Joaquim Bastinhas.

Pelo grupo do Aposento da Moita pegou á primeira tentativa Leonardo Matias.

Marcos Bastinhas saiu-lhe em sorte o menos bravo da noite, a dar muito que fazer ao cavaleiro de Elvas, levou um valente toque na sua montada, tendo recolhido ao pátio de quadrilhas lesionado.

Marcos fez de tudo para dar a volta a este “Vinhas” de 505Kg. Cravou 2 compridos e 3 curtos, os ferros possíveis para um toiro que não ajudou muito.

Voltaram à praça os Amadores de Coruche com José Sousa a concretizar ao primeiro intento.

No intervalo, o Dr. Paulo Pereira, acompanhado de Rui Bento Vasques (Soc. Campo pequeno) proferiu palavras sobre a história de carreira destes dois Cavaleiros, seguiu-se o descerrar das placas que assinalam a homenagem prestada a João Moura e a Joaquim Bastinhas.

João Moura abriu a 2ª parte da Corrida, com um toiro de 520kg, o mais pesado da noite.

Ao seu estilo habitual, João Moura encantou o público Nazareno, andou a gosto e cravou bons ferros num toiro que custava a arrancar das tábuas. Dois bons compridos e cinco ferros curtos. Tendo terminado esta belíssima lide com um ferro de palmo.

O forcado José Maria Bettencourt, do Aposento da Moita concretizou ao primeiro intento.

Miguel Moura lidou um toiro de  515 Kg, que Miguel entendeu na perfeição. Cravou 2 bons ferros compridos, e 4 curtos de muito boa nota. O público Nazareno vibrou aquando da entrada do seu cavalo estrela o “descarado” e na cravagem de 3 ferros de palmo, o “descarado” mordisca o toiro.

Miguel Moura esteve em grande, o público sentiu e transmitiu esta emoção ao aplaudir de pé este jovem toureiro.

Para enfrentar o quinto da noite, Alberto Simões dos Amadores da Chamusca, consomou ao primeiro intento.

Para lidar a duo o último da noite, Joaquim Bastinhas entrou em praça com o seu filho Marcos.

Lidaram um toiro com 510kg, que serviu e bem a esta dupla. Cravaram uma boa serie de ferros (3 compridos e 7 curtos), mas o ex-libris chegou aquando da cravagem dos famosos e bons pares de bandarilhas. O público Nazareno aplaudiu de pé estes dois toureiros que encheram a praça de alegria.

Para fechar praça, José Broega concretizou uma bela pega ao segundo intento.

Belíssima noite de toiros na Praça da Nazaré.

José Dias

ALEGRE NOITE DE TOIROS NA NAZARÉ
bottom of page