top of page

Foi num domingo de muito calor que o publico de Monforte encheu cerca de meia casa da praça desta mesma terra, para assistir a um concurso de ganadarias. Terá saído defraudado pois os toiros quer pela fraca apresentação de uns ou pela brutalidade de outros, não ajudaram muito ao espectáculo.  O  1o da tarde da ganadaria branco núncio, calhou a Luís rouxinol.  Peq. e de fraca apresentação, tentou dificultar o ginete. Era um toiro falso. De arrancadas, atravessava-se  e não deixou Luís Rouxinol brilhar.  No seu 4o da tarde já tudo saiu diferente. Luis esteve à altura do belíssimamente apresentado toiro da Ganadaria  Lampreia. Quanto a mim, a melhor lide da tarde. Cravou bons ferros e fechou a sua lide com o seu já habitual par de bandarilhas. Bem Luís. 
O 2o da tarde saiu ao progenitor do Ganadero Paulo Caetano. Joao Moura Caetano tentou sem grande brilho dar a volta a uma rês que se adiantava mas que apesar disso chegou ao publico e o deixou cravar alguns ferros curtos de boa nota. No final da lide o ginete decidiu não dar a volta à arena. (Confesso q não entendo, pois já vi lides menores com direito a volta. )  já no 5o da tarde, João voltou a brilhar. Com a sua garra característica, o ginete lidou uma rês de José Luís Cochicho cheia de nobreza e bravura.  Esteve francamente bem. Apesar de cada ferro ser uma repetição do anterior.  A citar de largo e a cravar.  Joao podia ter brilhado ainda mais. 
Manuel Telles Bastos não estava no seu dia. Talvez as reses que lhe calharam não tenham ajudado! Mas apesar das dificuldades Manuel lidou com classe e elegância um toiro de Manuel Coimbra com uma pelagem castanha e também de boa apresentação, que deu que fazer ao ginete. Cravou a ferragem exigida e pouco mais pode fazer. No sexto e ultimo da tarde/noite Manuel não teve melhor sorte com o Canas vigoroux. Uma rês que se defendia em tábuas e quando arrancava era por demais grande! Um toiro que não humilhava. 
Outro grande atractivo para o publico Monfortense foi a reaparição do Novilheiro João Augusto Moura. Lidou um novilho da sua ganadaria Torre de Onofre ( toiro extra concurso). 
Joao esteve muito bem no capote e ofereceu ao seu publico conterrâneo uma bonita Faena. Faena esta brindada ao seu colega e amigo Luís Vital  Procuna. 
Nas pegas não foi uma tarde fácil. Os toiros que pouco ou nada se empregavam nas lides, vingaram-se nos valentes forcados. Que o diga João Guerreiro do grupo do Ribatejo que teve que recolher à enfermaria!  Começando pelo grupo do Ribatejo foram solistas Rui Godinho que concretizou à 4a tentativa e João Guerreiro que após recolher à enfermaria foi dobrado pelo cabo do grupo João Machacaz que pegou ao primeiro intento. 
Pelo grupo do Aposento da Chamusca pegaram António Melara Dias e Francisco Souto, ambos ao 1o intento. 
Pelo grupo da casa ( amadores de Monforte) pegaram  Nuno Toureiro à 2a e  Dinis Pacheco à 1a. 
O júri do concurso constituído pelos ganaderos/ representantes  votou para vencedor do Prémio de Bravura    o 5o da Tarde da Ganadaria de José Luís cochicho e para o prémio de apresentação o 4o da tarde da Ganadaria Lampreia. 

 

José Dias
 

CRÓNICA DA CORRIDA DE MONFORTE

bottom of page