top of page

Noite serena na Capital do toureio a cavalo do nosso Pais para receber mais uma corrida da revista Lux.
Com uma casa muito bem composta, praticamente lotada, um cartel que prometia pela mistura do Toureio clássico dos Telles, a maestria de Pablo Hermoso de Mendoza e a juventude e garra de Miguel Moura.
Um curro bem apresentado da Ganadaria Passanha, que pelo nome e história complementavam um cartel que só por si já prometia.
Para enfrentar este imponente curro o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e os Amadores de Évora.
A dirigir este espetáculo, esteve e muito bem  o Sr. Pedro Reinhardt.
António Ribeiro Telles, abriu praça para lidar o “Jacinto” de 554kg.  Um toiro que como os restantes, de boa apresentação, mas com um especial gosto pelas tábuas. António ainda cravou bons ferros, mas o “Jacinto” não ajudou muito nesta sua comemoração dos 30 anos de alternativa. Não teve música e no final optou por não dar a volta a arena.
Já no seu segundo da noite o “Gavião” de 560kg, António esteve ao seu nível. Cravou bons ferros compridos e curtos brilhantes, como os Telles sabem cravar e o “Gavião” ajudou para que a lide resultasse.
Pablo Hermoso de Mendonza que sempre nos habituou e bem a grandes lides, teve uma primeira lide, a gosto, mas ainda assim longe do Pablo que conhecemos.
Lidou o “Grilito” de 518kg que a par com mais um ou outro toiro desta noite, deu bom jogo e deixou-se lidar. Pablo, como sempre fez um brilharete ao cravar ferros com batida ao piton contrário e com magnificas piruetas na cara do “Grilito”. Já no seu segundo da noite o “Lamparero” de  596kg  Pablo esteve apagado. Cravou os ferros possíveis (quanto a mim, os três palmitos foram desnecessários), uma lide com muito pouco para contar. Não teve direito a música e optou por não dar a volta a arena.
Miguel Moura, um jovem com muita garra e muito para dar. O ginete de Monforte, animou a noite com a sua destreza. O seu primeiro da noite, o “Imbecil” de 536kg, que apesar de alguns toques na montada, cravou muito bons ferros e fez o público vibrar. Miguel andou a gosto e com gosto. No seu segundo da noite, o “Ocupado” de 548Kg, um manso que apesar disso, Miguel “desocupou” dando-lhe a volta com ferros de boa nota, de salientar os ferros curtos com batida ao piton contrário. Brilhante Miguel, que culminou a sua lide com dois palmitos.
Nas pegas foram solistas pelo grupo de Lisboa: Gonçalo Maria Gomes ao primeiro intento, que com esta pega se despediu das arenas. Daniel Batalha e Manuel Guerreiro, ambos também ao primeiro intento.
Pelo grupo dos Amadores de Évora, Gonçalo Pires que consumou ao segundo intento, Manuel Rovisco ao terceiro e João Pedro Oliveira encarou o último da noite ao primeiro intento.

 

M.M.H.

Crónica Campo Pequeno 05 Setembro

bottom of page