top of page

BRAVOS PROCURAM-SE .... 

Em dia quente, com a sombra cheia à vista e com um quarto de sol, realizou-se esta tarde mais um concurso de ganadarias, em Reguengos de Monsaraz, com toiros bem apresentados no geral, que não deram facilidades aos toureiros e principalmente aos forcados. À hora da corrida foi detectado que o toiro Núncio havia partido uma haste nos curros, sendo substituído pelo sobrero do Eng.º Luís Rocha que saíu em quarto lugar, facto que motivou um atraso de doze minutos no início da corrida. Foi atribuído o prémio de apresentação ao exemplar de Santa Maria, quanto a nós bem atribuído. Já no que respeita à bravura entendemos que o toiro premiado não cumpriu o que devia por manifesta falta de forças. Para nós, o menos manso foi o toiro da Ganadaria Passanha Sobral, lidado em sexto lugar, por João Maria Branco. Um toiro sério, com trapio, encastado e a criar a tal emoção que faz falta à Festa!

João Moura lidou, em primeiro lugar, um manso com excesso de peso, o que contribuiu para a sua pouca mobilidade. Andou asseado, sem ter conectado com as bancadas. Volta à arena. No seu segundo, um sobrero do Eng.º Luís Rocha, codicioso, andou mais a gosto, com excelentes ferros, numa actuação bem conseguida, reconhecida pelo público que lhe tributou fortes aplausos.

Luís Rouxinol teve uma tarde sem inspiração, com muitos toques nas montadas, alguns violentos que tiraram brilho às suas actuações. Não deu volta à arena no seu segundo toiro. Não foram só os toiros os únicos culpados por esta pálida passagem deste toureiro valente por Reguengos de Monsaraz.

O jovem João Maria Branco esteve excelente a receber os seus dois toiros, com os quais se dobrou com gosto e domínio. Na ferragem curta, um excelente e emocionante curto marcou a sua actuação no primeiro toiro. No seu segundo andou de menos a mais, com o senão de voltar a pedir mais um ferro que não resultou, esfriando um pouco o público. Alguns toques nas montadas fizeram arrefecer as suas prestações. Deu aclamada volta à arena, reconhecendo o público a sua entrega. É um toureiro em progressão a ser visto.

No capítulo das pegas, de destacar a pega ao sexto toiro, por David Silva, dos Amadores de Monsaraz, à primeira, que lhe valeu o troféu em disputa. Foram também solistas, em rijas pegas, Rui Grilo, à segunda tentativa, pelo Grupo do Redondo, Manuel Vieira, ao terceiro intento, por São Manços e Carlos Leiria, à primeira tentativa, pelo Grupo de Amadores do Redondo.

Dirigiu a corrida o Sr. Agostinho Borges, com bom critério, assessorado pelo veterinário Dr. Matias Guilherme.

 

PPF

bottom of page