top of page

Temporada encerrou com chave de ouro!


Tarde de sol, fria e meia casa no Cartaxo.

 

A Temporada de 2013  encerrou no domingo, dia 3, no Cartaxo, tendo sido lidado um curro fantástico da Ganadaria de David Ribeiro Telles, com bravura e trapio como manda a regra e a dar muito trabalho à forcadagem presente.
Abriu praça o veterano Cavaleiro Francisco Núncio. Esteve bem nos compridos e melhor nos curtos. Bom toiro o Nº 22 com 500kg, a cumprir e, acima de tudo, a permitir a este cavaleiro de Dinastia (neto do Mestre João Branco Núncio) uma agradável actuação.
Pelo Grupo do Ribatejo, Pedro Espinheira, viu-se “Grego” para concretizar a pega. Só conseguiu à 5ª tentativa, pela dificuldade em aguentar os fortes derrotes do toiro.
Marco José teve na nossa opinião a melhor lide da tarde. Lidou o nº 31 com 565Kg, um toiro como os restantes, com bravura e muito boa apresentação. Foi uma lide com bons momentos de toureio, ferros bem cravados, a resultar em bonita interligação entre cavaleiro e toiro, e o público sentiu isso, aplaudindo de pé.
Pelo grupo da Azambuja, Ricardo Paiva pegou à 3ª tentativa, numa pega difícil e valente. Custou, mas quando se fechou na cara do toiro, tardaram os ajudas, o que resultou numa pega rija.
Paulo Jorge Santos também esteve bem. Lidou com sabedoria o Nº 28 com 525Kg. Cravou ferros de boa nota e soube entender  o toiro que lhe calhou. Bons recortes na brega, apesar de alguns toques na montada.
Pelo Grupo dos Amadores de Arronches, Filipe Redondo  concretizou à 1ª tentativa  uma valente pega.
Joana Andrade, lidou o Toiro Nº 32 com 555Kg. Um toiro como os restantes foi bravo e na nossa opinião ficou ainda toiro por lidar. Cravou os ferros da ordem, cumpriu, mas foi uma lide fria e com alguns toques na montada.
Sobrou toiro para o Cabo do Grupo do Ribatejo, João Machacaz, que concretizou á 1ª a Pega da tarde/noite. Com um toiro cheio de força, João agarrou-se com garra à barbela do toiro e ninguém o parava! 
O 5º da noite com o Nº 19 e 485Kg, o toiro com menos peso da corrida, coube a Marcelo Mendes. Marcelo teve uma lide em crescendo, cravou bons compridos com o “Celta” e mais uma vez o “Único”  fez o Cavaleiro de Torres Vedras brilhar na cravagem da ferragem curta.
Marcelo, chamou para dar a volta a arena o representante da Ganadaria David Ribeiro Telles, João Ribeiro Telles, que recebeu uma muito merecida ovação.
Pelo Grupo da Azambuja, Hugo Abreu concretizou à 3ª tentativa uma boa pega.
O Cavaleiro praticante, Parreirita Cigano lidou o 6º da noite, com o Nº 34 e 560Kg. Tendo em conta que é Praticante, até esteve bem, mas levou alguns toques na montada e mostra que apesar de ter muito ainda para dar, tem também muito para aprender.  Muito bem na ferragem comprida mas menos bem na curta.
Fábio Mileu pelo Grupo de Arronches, concretizou á 3ª tentativa uma pega que só ele acreditou... Todo o grupo havia desistido e Fábio continuava agarrado ao toiro com “unhas e dentes”. Valeu-lhe ter acreditado em si mesmo! O grupo percebeu a tempo e assim concretizaram esta boa pega.
Para as Alternativas dos Bandarilheiros, João Mourão e Filipe Casqueiro, entrou em praça o último toiro da noite com o Nº62 e 470Kg. Ambos passaram com distinção a prova que Luís Miguel Gonçalves inspeccionou.
A Associação Cultural e Recreativa “ Gentes do Cartaxo”,  organizadora da corrida, escolheu para júri dos concursos de pegas e melhor lide a cavalo, Luís Sarmento, João Duarte e um outro elemento da própria associação.
Ficamos sem perceber o que se passou no critério da atribuição dos prémios, apesar do prémio da melhor pega ter sido quanto a nós, muito justo, nem podendo ser de outra maneira entregue a João Machacaz pela pega ao 4º da noite.
Já o da melhor lide a cavalo, ficámos sem perceber, mas em tauromaquia como no Futebol,  cada árbitro vê o que vê... ou não vê. Mais um prémio entregue injustamente.

 

Maria Mil-Homens

Duarte Justino

Crónica da corrida
Cartaxo, 3 de Novembro 2013 - 16h00

GALERIA DA ÚLTIMA DA TEMPORADA NO CARTAXO

bottom of page