top of page

ATCT LANÇA DESAFIO: CONCURSO DE ARQUITECTURA DE PRAÇAS DE TOIROS

Acaba de ser lançado pela ATCT - Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica, um concurso de arquitectura de Praças de Toiros de Portugal.

Este concurso, destinado a cursantes de Escolas Superiores e Técnicas nas áreas de Arquitectura, Engenharia e Design prolongar-se-á até ao dia 15 de Novembro pelas 00:00 horas.

Do apuramento dos melhores trabalhos/projectos, a realizar por um júri nomeado (vd regulamento), para além dos prémios surpresa atribuídos aos 3 primeiros lugares, resultará uma exposição itinerante por diversos municípios portugueses, dando assim a melhor visibilidade aos participantes que consigam colocar os seus trabalhos nos lugares melhor pontuados e a possibilidade de participação de alguns trabalhos no livro temático a editar pela ATCT.

A respeito deste concurso/desafio lançado pela ATCT - Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica, Ricardo Dias-Pinto deixa as seguintes palavras que passamos a transcrever:

- "Na qualidade de Presidente da ATCT quero, desde já, agradecer a todos os alunos dos cursos de Arquitectura, Engenharia e Design a anuência a este concurso de arquitectura de Praças de Toiros.

É com um verdadeiro gosto e aficion que lanço este repto/desafio a todos aqueles que gostam do nosso património arquitectónico secular - nomeadamente no que respeita às praças de toiros que existem de norte a sul de Portugal - e que vivem, particularmente, a Vida Tauromáquica em Portugal.

Todos os estudantes dos 2 últimos anos destes cursos poderão integrar o presente concurso de arquitectura, o qual comporta a reprodução das plantas de uma Praça de Toiros à escolha, a criação de uma maqueta e a apresentação de um projecto de melhoramentos para a mesma.

Assim, a ATCT- Associação Tradições e Cultura Tauromáquica, envida esforços no sentido de promover um concurso que dignifique a nação Portuguesa e a tradição tauromáquica, bem como o levantamento, preservação e eventual melhoria do seu património arquitectónico Histórico-cultural.

A ATCT está certa de que a nossa Cultura, o nosso património, e principalmente os concursantes irão sair a ganhar muito com este concurso que pretende dar prática e visibilidade aos mesmos através de um trabalho interessante que irá pôr à prova a destreza de todos, ajudando o país a conhecer melhor as praças de toiros que tem e o potencial futuro destas.

Destes os melhores trabalhos seguirão numa exposição itinerante apoiada por diversas câmaras municipais.

A ATCT, formaliza assim a abertura deste concurso de arquitectura de praças de toiros, através de um regulamento composto por um articulado simples e objectivo.

Conto/contamos com a V/ melhor participação neste concurso de arquitectura".

 

FONTE: ATCT

bottom of page