top of page

7 TOIROS 7 de diversas ganadarias, para os Cavaleiros, Rui Fernandes, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Tomás Pinto, Mateus Prieto e Salgueiro da Costa.

7 toiros de Paulo Caetano (500kg); Lopes Branco 8515Kg); F. Castro (505Kg); A. Lampreia (510Kg); Rio Frio (490Kg); Alves Inácio (560Kg); J. Lupi (535Kg). 

Pegaram em Solitário os Amadores de Alcochete, com forcados actuais e antigos.

Uma praça bem composta de público que não quis deixar de prestar uma bonita e sentida homenagem ao falecido forcado Helder Antono, naquela mesma praça, após uma dura pega, em 27 de Março de 1988.

Sónia Matias, andou a gosto, cravou bons ferros, soube entender o astado que lhe coube em sorte. Terminou a sua lide com um belo ferro de violino.

Coube a Vasco Pinto, cabo do grupo, abrir as sortes da forcadagem. E concretizou ao primeiro intento.

Gilberto Filipe, também brilhou, bons ferros cravados e uma lide muito regular, Gilberto terminou a sua lide com um bom ferro de palmo.

Pelos Valentes forcados, foi António Manuel Cardoso (Nené) que com muita valentia, foi à cara do "Lopes Branco" e o valoroso rabejador "Chalana Marques" . Apesar da Valentia e coragem, Nené acabou por se magoar no ombro (deslocado) e não conseguir voltar a tentar. Foi seu filho que o dobrou, concretizando uma pega bastante dura, mas com uma ajuda bastante coesa do seu grupo, conseguiu concretizar.

Filipe Gonçalves não anda com sorte! O "Fernando Castro" não lhe facilitou em nada a vida! Adiantava-se muito e Filipe teve serias dificuldades em cravar. O Cavaleiro Algarvio, bem suou, mas a lide não lhe saiu nada a gosto!

Fernando Quintela, consumou ao primeiro intento, um pegão. 

Tomás Pinto, esperou o "Lampreia" à porta gaiola. Lampreia, que teimava em sair das tábuas. Tomás entendeu bem o toiro e cravou ferros que com tamanha emoção chegaram e de que maneira ao público. Lide bem conseguida de Tomás.

Daniel Gonçalino, com a 1ª ajuda do valente João Pedro Bolota, concretizou uma bela pega também ao primeiro intento.

Mateus Prieto ao seu já estilo caracteristico, cheio de ganas, lidou o "Rio Frio" que não foi por acaso o toiro vencedor do troféu em disputa, do melhor toiro. Mateus aproveitou e bem a nobreza deste toiro e realizou uma boa lide, mas muito acelarado na cravagem, terminou com um valente ferro de violino.

Rúben Duarte, também conseguiu concretizar uma valente e vistosa pega ao primeiro intento.

Salgueiro da Costa saiu para enfrentar o "Alves Inácio" que parecia mais interessado no interior da trincheira do que própriamente na arena. Salgueiro ainda lhe cravou bons ferros, mas o toiro deveria ter como nome "distraído" não lhe facilitou muito a vida. 

Tomás do Vale concretizou mais uma valente pega, desta feita ao segundo intento.

Para terminar esta animada e emotiva noite, chegou o Cavaleiro Rui Fernandes (por vir ainda de viagem de terras espanholas, teve que actuar em último lugar) Mas e como diz o ditado, " Os últimos são sempre os primeiros" Rui esteve muito bem, a gosto, cheio de ganas de triunfo. Bons ferros cravados, cavalos a ladear e uma lide que fechou com "chave de ouro" as lides a cavalo desta noite.

Para terminar a noite dos forcados, Joaquim Quintela, consumou ao segundo intento, a pega da noite (na nossa opinião).

Noite animada, emotiva, com muita aficcion, e calor humano. Pecaram os toiros que pela tardia vontade de voltar aos curros, quebravam o ritmo do espectáculo. 

Helder Antono deve estar feliz, onde estiver, por ver tanto empenho e dedicação deste Valoroso grupo de forcados, na reposição do monumento que tanto significado tem para as gentes Alcochetenas.

 

MJDMH

CRÓNICA

GALERIA DA CORRIDA HELDER ANTONO - ALCOCHETE

ALCOCHETE, 21 DE JUNHO 2014
bottom of page