top of page

Morna  a 2ª corrida da Feira da Moita.

 “ A noite das bandarilhas” Casa das Enguias deu gosto ver os cerca de três quartos casa preenchidos por aficionados para assistir a uma corrida apeada! 

Para ver: Victor Mendes, David Fandila “El Fandi” e António João Ferreira.

O curro apresentado pela ganadaria São Torcato, não cumpriu como se esperava, boa apresentação mas a dever na bravura e entrega.

Ainda assim, viveram-se “Olés” na Praça Daniel Nascimento.

 

A Vítor Mendes calhou-lhe um São Torcato de 445Kg.

Teve bons lances de capote, e para bandarilhar o seu primeiro da noite, convidou os seus alternantes para o auxiliarem na colocação dos pares de bandarilhas. Cortesia que foi utilizada em todas as lides da primeira parte da corrida. O tércio de bandarilhas foi dividido pelos três matadores.

Esteve bem em geral na muleta, chegando bem ao público, com uma faena agradável.

Já no seu segundo da noite, tudo foi diferente, o Maestro, na noite que seria das Bandarilhas, optou por passar os tércio de bandarilhas para os seus bandarilheiros, David Antunes e Cláudio Miguel, que estiveram em noite de pouca sorte no que respeita à colocação das bandarilhas.

Já não nos chegava os apupos do público na hora que perceberam que não seria o Maestro a colocar o tércio, ainda piorou após o resultado, das seis bandarilhas do tércio, apenas duas ficaram no toiro!

Na Muleta também não chegou para agradar ao público exigente da Daniel Nascimento, e o toiro que lhe calhou em sorte, também não facilitou. Faena pálida com muito pouco por dizer.

 

A “El Fandi”  coube-lhe em sorte no seu primeiro da noite, um toiro de 460 kg.

Foi bandarilhado pelos 3 matadores, tendo” El Fandi” colocado o seu par, de violino.

David Fandila esteve bem no capote e “cumpriu suficiente na muleta, mais uma lide pálida, sem muito por dizer.

O quinto da noite, seu segundo, de 465 kg foi mais colaborante, um pouco mais que o anterior, mas também este “acabou” prematuramente.

Acabou "El Fandi" por presentear os aficionados colocando mais um par do seu tércio. Bem no capote e a faena mais entregue e a gosto.Uma lide morna, a deixar o público com água na boca, mas que ainda assim agradou.

 

António J. Ferreira acabou por ser quanto a nós a surpresa da noite. Não se denotou em nada a falta de toureio que teve neste último ano. Brindou a sua faena ao antigo matador de toiros, Amadeu dos Anjos (que foi homenageado no intervalo da corrida pelos seus 50 anos de alternativa).

Recebeu inspiradíssimo o seu primeiro toiro com 465 kg. com bons lances de capote e muito bem na muleta. Mas infelizmente e mais uma vez a rês acabou cedo demais. No tercio de bandarilhas, voltaram os três matadores a bandarilhar, sendo a vez de António J. Ferreira bandarilhar de violino.  

No seu último e também último da noite, um toiro de 440kg. bem mais colaborante que os restantes, António J. Ferreira entregou-se e o público gritou Olés…  belíssima faena muito templada e elegante.

 

Pouco por dizer desta noite quente e calorosa de público na praça de Toiros Daniel Nascimento, na Moita. Olé para os aficionados que provaram que o toureio apeado pode voltar em grande ao nosso país.

Crónica da 2ª Corrida da Feira da Moita

GALERIA DA 2ª CORRIDA DA FEIRA DA MOITA

bottom of page